Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Casa do Outeiro vai ser transformada em pousada rural “de alto padrão”
Escola Secundária Alberto Sampaio aos 50 anos: sustentável e multicultural

Casa do Outeiro vai ser transformada em pousada rural “de alto padrão”

Câmara de Braga celebra contratos-programa de desenvolvimento desportivo com quatro entidades

Casa do Outeiro vai ser transformada  em pousada rural “de alto padrão”

Alto Minho

2021-11-27 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Câmara Municipal de Paredes de Coura e consórcio assinaram ontem o contrato de concessão válido por um período de 50 anos. Investidor privado prevê aplicar cerca de três milhões de euros num espaço que pretende estar próximo da animação cultural do concelho.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, assinou ontem o contrato de Concessão da Casa do Outeiro. A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Vítor Paulo Pereira lembrou que a Casa do Outeiro está afastada da vila (na freguesia de Agualonga) mas isso não impede que se torne numa nova centralidade. “Nós acreditamos que podemos construir a nossa própria centralidade, e foi isso que eu senti quando fomos visitara Casa do Outeiro”, disse o autarca, lembrando que acompanhou ao local cerca de 25 investidores.

O edil de Paredes de Coura referiu ainda o esforço praticado pelo município para captar investimento, essencialmente no sector da indústria, mas defendeu que o Turismo também pode ser potenciador da economia local e regional. Sobre tudo se incluir paixão e carinho por parte dos profissionais do sector. “Todos em conjunto vamos transformar esta paixão num projecto capaz de gerar riqueza, de criar felicidade, de trazer emprego para Paredes de Coura. Se fizermos as coisas com paixão, conseguimos derrubar muros e podemos ultrapassar todos os problemas”, disse Vítor Paulo Pereira.
O autarca entregou a chave da casa ao grupo que vai explorar a Casa do Outeiro, desejando que seja “a chave do sucesso e da felicidade”.

O representante do Consórcio AGNT, responsável pela recuperação e exploração da Casa do Outeiro, Marcelo Murta, destacou que se trata de “uma oportunidade que abraçamos com empolgação”.
O consórcio prevê construir no local uma pousada diferente de todas as outras. “Nós temos referido uma pousada rural de alto padrão, mas que não se limite somente ao alojamento. Queremos que tenha também uma dinamização do espaço envolvente. Queremos ser um espaço que seja próximo à agenda cultural do concelho. É um a pousada de alto padrão em diálogo com a comunidade”, disse Marcelo Murta. O representante do consórcio justificou o interesse na Casa do Outeiro com a proximidade a Espanha, ao Caminho de Santiago de Compostela e ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. O investimento previsto ronda os três milhões de euros.

“Os primeiros cálculos que fizemos giram em torno dos dois milhões e 700 mil euros e três milhões de euros de investimento, previsto para os dois primeiros anos de intervenção, após o período de oito meses que prevemos para as licenças , para o projecto executivo e para as aprovações e concepção de todos os alverás necessários para a intervenção”, indicou Marcelo Murta. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, realçou que a promoção turística tem sido uma prioridade para o país, na medida em que cada vez mais pessoas procuram novos locais e a Casa do Outeiro pode ser um dos destinos. “Procuramos novos locais, mais autênticos, com um ambiente muito hospitaleiro. Estou grata por encontrar gente com muita visão e empresários interessados em explorar novos territórios e novos produtos turísticos”, salientou Rita?Marques.
A vice-presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro, fez uma intervenção por meios digitais para dar a conhecer o programa Revive, que comparticipa a recuperação da Casa do Outeiro, e definiu-a como “um imóvel interessante com u conjunto de vários solares”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho