Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Casa de Manuel de Boaventura será museu
Vizela assinou protocolo com ACIV para prestação do serviço de delivery pelos táxis do concelho

Casa de Manuel de Boaventura será museu

Jamie Vardy estragou a festa bracarense

Casa de Manuel de Boaventura será museu

Cávado

2020-10-26 às 14h44

Redacção Redacção

Município de Esposende está a ultimar a aquisição da casa do escritor Manuel de Boaventura com vista à sua adaptação para casa-museu. Biblioteca Municipal já iniciou o levantamento do espólio da casa em Susão, Palmeira de Faro.

O Município de Esposende está a ultimar os procedimentos para aquisição da casa do escritor Manuel de Boaventura, localizada na freguesia de Palmeira de Faro, com vista à adaptação a Casa Museu.
Em diversos momentos, o município esposendense prestou homenagem a Manuel de Boaventura, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal, além do trabalho de divulgação da sua obra literária, através da criação do Prémio Literário com o seu nome e reeditando a sua obra literária, já com quatro títulos publicados.

No contexto desta política cultura, a autarquia atribui relevância à doação da biblioteca particular e do arquivo pessoal do escritor, pela família de Manuel Boaventura.
A Biblioteca Municipal iniciou já o levantamento do espólio da sua casa, em Susão, Palmeira de Faro, constituído por manuscritos, correspondência, desenhos, fotografias e outros documentos avulsos, que irá ser alvo de higienização e tratamento documental pelos serviços técnicos.

Para dar início ao levantamento deste espólio, a vereadora da Cultura, Angélica Cruz, visitou a Casa de Susão, onde foi recebida pelo neto do escritor, João Armando Boaventura e Silva, ocasião que serviu para acertar os últimos pormenores do processo de constituição da Casa Museu.
Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de Agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, em Esposende, e faleceu a 25 de Abril de 1973, vítima de um acidente de viação. Em 1906 e por casamento com D. Ana da Conceição de Azevedo fixou residência no lugar de Susão, em Palmeira de Faro, Esposende, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e uma notável colaboração jornalística nas principais revistas e jornais nacionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho