Gaitán de volta para o dérbi; médio Castro ainda de fora
2021-01-20 às 06h00
Obras de ampliação da casa vão custar cerca de 320 mil euros e têm um prazo de execução de um ano.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai devolver a traça arquitectónica original à Casa de Camilo, através das obras de renovação e restauro da quinta e da Casa dos Caseiros.
A empreitada arrancou na passada segunda-feira, no âmbito da candidatura ‘Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa’. O investimento ronda os 320 mil euros e é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, considera que se trata “de uma obra de enorme relevância e que espelha bem a aposta cultural do município na preservação e valorização do património camiliano. Um trabalho incessante e apaixonante que tem atravessado gerações, motivado pelo valor da obra de Camilo Castelo Branco e pelo interesse que sempre suscitou a sua atribulada existência”. O autarca acrescentou que “é uma obra de arquitectura que vai valorizar ainda mais este lugar da vida e da ficção camilianas. O restauro da casa dos caseiros e a renovação da quinta permitirá, não só oferecer aos visitantes um cenário tão semelhante quanto o que Camilo experienciou, mas permitir que com essas novas infraestruturas possamos diversificar ainda mais a oferta pedagógica, cultural e científica da instituição para o melhor conhecimento da vida e da produção literária do escritor, além do período histórico em que viveu”. Camilo viveu em Seide entre 1863 e 1890.
A candidatura contempla ainda a qualificação do Cemitério da Lapa, onde jaz Camilo.
07 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário