Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Carmindo Soares lamenta “ataque” devido a poda
Já foram esterilizados 1734 gatos através do projecto CED

Carmindo Soares lamenta “ataque” devido a poda

“Bombeiros são essenciais à sociedade”

Carmindo Soares lamenta “ataque” devido a poda

Casos do Dia

2025-02-15 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Eleito pela CDU considera que a contestação nas redes sociais por causa de uma poda de árvores é “um ataque a esta junta”.

Citação

Carmindo Soares, o presidente da União de Freguesias (UF)?de Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães, em Braga, lamentou ontem o que considerou um “ataque a esta junta”, após uma poda de árvores na Quinta do Ribeiro. Em causa estão vários comentários que moradores da zona fizeram, via Facebook.
Ao Correio do Minho, o eleito pela CDU, admitiu que foi uma poda “mais agressiva”. Porém, garantiu que foi executada, a pedido daquela UF, “por empresa certificada”, e que são ”apenas três árvores, que se encontram próximas a um parque infantil cujas crianças corriam risco em caso de queda de ramos”.

“Daqui a dois ou três meses” as árvores voltam a ter ramagens, assegurou, lamentando ainda que “alguns moradores venham lançar críticas sem nos terem perguntado porque fizemos a poda”.
“Vieram aqui e massacraram as árvores”, lamentou um morador da Quinta do Ribeiro. “Algumas até as cortaram pelo pé”, realça João Correia.
“Mutilaram as árvores!”, lamenta Adélia Silva, presidente da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, que geriu aquele espaço até 2023.
Esta junta teve aquele lugar sob sua alçada até Outubro de 2023. Ocorre então uma redefinição dos limites da Carta Administrativa Oficial de Portugal que veio a transferir aquele lugar para a competência da UF?de Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães.

Adélia Silva emitiu um comunicado através do qual se declara “preocupada” com o tratamento de árvores na Quinta do Ribeiro.
“Após várias interpelações dos moradores da Quinta do Ribeiro, a Junta da União das Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos vem a público esclarecer que não tem qualquer responsabilidade sobre o que considera ser um verdadeiro atentado cometido às árvores do loteamento da Quinta do Ribeiro”, adianta a autarca, eleita pela coligação Juntos por Braga.
“Em meados do ano 2023, a Câmara Municipal de Braga fez um ajuste na delegação de competências, entregando estes serviços à União das Freguesias Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, na sequência da alteração da metodologia adoptada pela Câmara Municipal”, acrescenta.

Até essa data, prossegue ainda, a Junta da União das Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos “salvaguardou a preservação daquele espaço verde de acordo com o manual de boas práticas fornecido pelo Município de Braga”.
Lembra adiante que no dia 13 de Outubro de 2024 a UF de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães “substituiu a toponímia das ruas do loteamento Quinta do Ribeiro, considerando-o território de Panóias e não de Frossos”.
“Face aos vários apelos da população, que se deparou com o resultado do tratamento das árvores nunca visto até então, a Junta da União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos vê-se forçada a deixar claro que não tem qualquer responsabilidade pela actual situação, lamentando desde logo pelos danos causados a um espaço verde que sempre foi tratado com dignidade”, refere ainda.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho