Correio do Minho

Braga, terça-feira

Carlos Veloso partilhou a história que o levou de Braga à New York University
Luísa Sobral sobe ao palco do Altice Forum Braga a 10 de Maio

Carlos Veloso partilhou a história que o levou de Braga à New York University

Turismo: TPNP faz balanço muito positivo da sua presença na BTL

As Nossas Escolas

2019-01-26 às 08h07

Redacção

Ex-aluno do Liceu Sá de Miranda, Carlos Veloso é actualmente professor universitário em Nova Iorque. Natural de Braga, regressou à escola onde frequentou deste o 7.º ao 12.º ano para falar sobre a importância do domínio das línguas.

Carlos Veloso, professor na NYU – New York University, uma das mais prestigiadas universidades de Nova Iorque visitou a sua antiga escola, o Liceu Sá de Miranda, onde falou aos actuais alunos sobre a importância das línguas.
O professor Carlos Veloso licenciou-se e tirou o mestrado em Lisboa, deu aulas na Universidade da Madeira e, desde 1997, é professor na NYU – New York University, onde concluiu o doutoramento em Literatura Comparada, em 2008.

Na escola que o viu crescer e onde frequentou desde o 7.º até ao 12.º ano de escolaridade, Carlos Veloso falou da sua experiência pessoal e profissional, perante uma plateia de alunos curiosos, do 9.º ano ao 11.º ano. Os alunos, aprendentes de Espanhol e Inglês, testemunharam, na primeira pessoa, a importância do domínio destas línguas para alcançar objectivos pessoais e profissionais fora de Portugal, nomeadamente nos EUA.
Num estilo descontraído e informal, começou por falar dos tempos de escola onde, não sendo um aluno brilhante, e com mais vocação para o futebol, foi conseguindo boas notas, principalmente a Português, fruto do seu gosto pela leitura, referindo a importância que alguns docentes do liceu Sá de Miranda tiveram na sua formação.
Após a conclusão da licenciatura em Estudos Ingleses e Alemães, em Lisboa, e ainda durante a realização do Mestrado, foi convidado para a Universidade da Madeira, onde leccionou durante quatro anos, mas sentia “que a ilha era demasiado pequena” para si.

Em 1997, no âmbito do Instituto Camões, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi colocado na NYU – New York University – como professor e por lá continua.
Esta parte da vida do professor Carlos Veloso foi a que mais curiosidade despertou nos alunos que, pergunta atrás de pergunta, quiseram saber mais sobre a sua estadia em Nova Iorque e sobre as aulas na universidade.
A morar num bairro de Manhattan onde predominam dominicanos, afirmou que o espanhol se assume como uma língua fundamental para um nova-iorquino e poderá tornar-se, no espaço de uma geração, a língua mais falada naquela cidade, em resultado do crescente número de habitantes provenientes de países da América Latina. Esta é a sua área de trabalho na NYU, o ensino de Português para falantes de Espanhol.

Com alunos provenientes de vários países, existem alguns temas dos quais não fala na sua sala de aula: a política, a sexualidade e a religião, por considerar que “serão sempre ponto de discórdia e de difícil consenso”.
Nesta sessão, relembrou ainda a sua experiência marcante durante o atentado de 11 de Setembro de 2001. Um acontecimento que vivenciou de muito perto, uma vez que a sua casa se situava a cerca de 300 metros das Torres Gémeas, em especial, durante a queda da Torre Norte.  
Considera-se um homem das Américas, também em resultado da sua ligação a vários países sul-americanos, nomeadamente, o Brasil, onde passa vários meses por ano a leccionar a convite de várias universidades.
Confessou ainda que o seu regresso a Portugal está fora de questão, “a não ser que aconteça uma calamidade”. A encerrar, e em jeito de agradecimento, a professora Raquel Duarte, uma das promotoras desta iniciativa com o professor Jorge Gomes, entregou-lhe o livro ‘Braga, Cidade Bimilenar’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.