Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Capital da Cultura do Eixo Atlântico dá palco a jovens prodígios do violino
Lions Clube de Famalicão angaria bens alimentares para apoiar famílias carenciadas

Capital da Cultura do Eixo Atlântico dá palco a jovens prodígios do violino

IPCA abre mais de 1000 vagas para o próximo ano letivo

Capital da Cultura do Eixo Atlântico dá palco a jovens prodígios do violino

Braga

2020-02-21 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Estão abertas as candidaturas ao Braga Young Virtuosi - Concurso Internacional de Violino, que vai decorrer de 16 a 20 de Setembro, no Altice Forum Braga. Evento tem a marca do Eixo Atlântico.

De 19 a 20 de Setembro, o Altice Forum Braga transforma-se no palco mundial dos jovens virtuosos de um dos instrumentos mais icónicos e intemporais: o violino. O Braga Young Virtuosi é mais uma iniciativa integrada no programa oficial de Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020.
“Mais do que trazer a Braga grandes solistas internacionais, queremos trazer cá os grandes prodígios que vão atrair não só o tradicional público da música erudita, mas também público que não está familiarizado com a música clássica”, explicou Paulo Morais, curador do evento, na apresentação deste Concurso Internacional de Violino.
O presidente do júri e organizador do concurso, Eliot Lawson, realçou que o mesmo se destina a jovens talentos, dos oito aos 13 anos de idade (até à data de 15 de Setembro de 2020). São esperadas candidaturas dos quatro cantos do globo.

As inscrições estão já em curso no site do evento, estando este a ser divulgado junto das escolas e conservatórios de música de todo o mundo, realçou Eliot Lawson, que além de professor na Universidade do Minho também dá aulas no Conservatório de Amesterdão.
As candidaturas são feitos através de vídeos, prestações que serão depois examinas pelo júri.
Eliot Lawson espera receber “entre 60 a 70 candidatos”, dos quais vão ser seleccionados 12.?Destes serão depois apurados os seis finalistas que vão levar para casa prémios apetecíveis.

De realçar que em todas as fases do concurso, que se vão realizar no Altice Forum Braga, os jovens prodígios do violino vão apresentar-se acompanhados pela Sinfonieta de Braga. “Normalmente, nestes concursos, só os finalistas são acompanhados por orquestra, mas aqui vão ter sempre a participação da Sinfonitea de Braga”, realçou o presidente do júri.
Em disputa vão estar prémios apetecíveis, sendo que o 1.º prémio (Prémio Cidade de Braga) consiste numa bolsa de estudos no valor de 3000 euros. O 2.º classificado recebe o Prémio Sé de Braga, que é uma bolsa de estudos o valor de 2500 euros. Do 3.º ao 6.º prémio serão atribuídas bolsas de estudo no valor de 2000, 1500, 1000 e 750 euros, respectivamente. Serão ainda atribuídos um Prémio do Público e o Prémio para Melhor Fado.

Um dos momentos altos do concursos será precisamente a interpretação de um fado, em violino, com acompanhamento pela orquestra Sinfonieta de Braga.
Para este Braga Young Virtuosi o Município de Braga contribui com um apoio de 25 mil euros a que acresce o apoio logístico e material, concretamente a cedência do Forum raga para realizar o evento, em Setembro.
Lídia Dias destacou a abrangência internacional deste concurso, realçando que a autarquia tem apoiado os seus jovens talentos nas mais diferentes áreas, contribuindo, assim, também, para o desenvolvimento cultural da cidade.

Abertas inscrições para XIII Bienal de Pintura

Decorrem até 19 de Abril as inscrições para a XIII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, uma iniciativa que visa estimular a criação artística e o intercâmbio cultural no Noroeste Peninsular. As inscrições devem ser feitas no portal do Eixo Atlântico (https://www.eixoatlantico.com/bienal-de-pintura-2020), onde está também disponível o regulamento do concurso.
Este programa, com já mais de 20 anos, estimula a criação artística, possibilitando simultaneamente o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas, que no Noroeste Peninsular constituem uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
O concurso inclui o prémio de Novos Talentos Luso – Galaicos que pretende estimular o esforço e a criatividade dos mais jovens.
A mostra desta XIII edição da Bienal de Pintura terá lugar em Braga no mês de Janeiro do próximo ano, percorrendo posteriormente as várias cidades que integram o Eixo Atlântico.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho