Correio do Minho

Braga,

- +
Capacitação e trabalho em rede contribuem para a inclusão
Painel de Vhils e Alfredo Cunha marca Abril na dst

Capacitação e trabalho em rede contribuem para a inclusão

Artur Jorge: “Motivação é continuar a vencer”

Capacitação e trabalho em rede contribuem para a inclusão

Vale do Ave

2023-12-05 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Câmara de Famalicão vai promover sessões sobre a deficiência nas escolas, mantendo também sessões de capacitação para técnicos das instituições. Objectivo é continuar “o bom caminho”.

Citação

A Câmara de Famalicão vai dinamizar, nas escolas concelhias, sessões sobre a deficiência. É mais uma iniciativa no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, que também tem dinamizado acções de capacitação com os técnicos das instituições que trabalham na área da deficiência.
O anúncio foi feito ontem pela vereadora Sofia Fernandes, que falava na sessão de abertura do ‘Famalicão com rodas’ – I Encontro Concelhio de Grupos de Capacitação e Auto-representação.
“As escolas têm feito um bom trabalho, mas o Município de Famalicão acha importante também promover estas sessões. Aliás, o objectivo é que este seja um trabalho de continuidade e não apenas sessões esporádicas sobre esta temática”, referiu Sofia Fernandes.
A vereadora lembrou que no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação Famalicão tem vindo a trabalhar no âmbito da inclusão e da igualdade. “Estamos no bom caminho e queremos ter junto a nós quem trabalha para esta comunidade, uma comunidade que não vive sem vocês”, afirmou a vereadora dirigindo-se aos representantes das instituições que ontem de manhã encheram o auditório da Casa das Artes famalicense.
Sofia Fernandes destacou ainda a importância do trabalho em rede, realçando que “só conseguiremos ter bons projectos para a comunidade se trabalharmos em rede”.
Além de Sofia Fernandes, na sessão de abertura falou também Rodrigo Ramos. Através de uma mensagem de vídeo, o presidente do INR - Instituto Nacional para a Reabilitação agradeceu às instituições envolvidas neste encontro “pelo trabalho que já fizeram e continuam a fazer em prol da pessoa com deficiência”.
O ‘Famalicão com Rodas’ foi organizado em parceria pela Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-social CRL, a APPACDM de Braga – Complexo V. N. Famalicão, o Centro Social da Paróquia de Landim, o Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro e a Associação Teatro Construção.
Este encontro local de grupos de capacitação e auto-representação teve por objectivo promover um intercâmbio de práticas, conhecimentos e necessidades nas áreas dos direitos, capacitação e auto-representação, com a participação das pessoas com deficiência e incapacidade e seus familiares, grupos de auto-representação, profissionais das organizações sociais e educativas, organizações públicas e privadas e classes profissionais com competência em matéria de deficiência e reabilitação.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho