Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
‘Canto a Vozes’ candidato a património da UNESCO
Torrestir reforça distribuição de bens

‘Canto a Vozes’ candidato a património da UNESCO

Famalicão: Medidas apoiam famílias e empresas

‘Canto a Vozes’ candidato a património da UNESCO

Ensino

2020-01-22 às 11h38

Redacção Redacção

Grupo folclórico da Universidade do Minho (GFUM) é um dos apoiantes da candidatura a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) é um dos grupos que integra a candidatura do ‘Canto a Vozes’ a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A candidatura deverá ser apresentada em breve, sendo que o assunto foi debatido no encontro ‘O Património Somos Nós’ no passado dia 18 em S. Pedro do Sul.
O concelho de Braga está representado no processo de candidatura pelo GFUM e pelo Grupo de Cantares de Mulheres do Minho.

O GFUM?tem promovido o ‘Canto a Vozes’, também conhecido como ‘canto polifónico tradicional’, realizando vários eventos ao longo do ano para promover este património musical. Exemplo disso são os concertos ‘Canção Bracarense’ e ‘Quem Canta Seus Males Espanta, que tem tido sempre casas cheias. O grupo tem também realizado várias oficinas sobre a temática do ‘Canto a Vozes’.
No encontro de S. Pedro do Sul foi constituída a Comissão Organizadora de uma associação de defesa dos interesses dos grupos que formalmente ou informalmente cantam a três e mais vozes um repertório legado pela sociedade agrária tradicional, que tem diferentes designações locais: cramol, terno, lote, cantada, cantedo, cantarola, moda ou cantiga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho