Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Campeões mundiais 4x4 In Schools a caminho de Inglaterra
Feira semanal à francesa aproveita Agosto antes do rebuliço das obras

Campeões mundiais 4x4 In Schools a caminho de Inglaterra

Mais de meia centena de assistentes operacionais reforçam apoio às escolas

Alto Minho

2018-05-20 às 20h18

Teresa M. Costa

II Feira de Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima mostra o protótipo com que quatro alunos do concelho venceram o mundial 4x4 In Schools e que os leva a Inglaterra por estes dias.

O protótipo desenhado e produzido por quatro alunos da Escola Secundária de Ponte de Lima e que valeu a Portugal o podium no concurso Land Rover 4x4 In Schools é um dos projectos em exposição na II Feira de Educação, Ciência e Tecnologia que decorre, até hoje, na Expolima.
Como prémio pela vitória neste concurso mundial, disputado por 24 equipas de todo o mundo em Abu Dhabi, em final do ano passado, os quatro alunos limianos tornaram-se embaixadores da Land Rover e vão passar os próximos quatro dias em Inglaterra a conhecer todos os cantos da fábrica.

Hugo Oliveira, Diogo Cerqueira, Pedro Gomes e Luís Ligeiro, com idades entre os 17 e os 19 anos, frequentam o curso profissional de Electromecãnica e partilham o gosto e a aptidão pela robótica, que lhes abre novas perspectivas profissionais, depois de se terem sagrado campeões mundiais no 4x4 In Schools.
Insatisfeitos com o 2.º lugar conquistado no ano anterior, os quatro alunos de Ponte de Lima voltaram à luta e levaram a Abu Dhabi a representação da única escola pública a participar no concurso depois de desenvolverem um carro completamente nosso.

Para chegar à final, os alunos tiveram que angariar patrocínios para conseguir levar o material dentro de malas, num avião. Foi preciso divulgar o projecto e o concurso que não era conhecido explica Diogo Cerqueira, que admite que a vitória não é só boa para eles, mas também para o nome de Ponte de Lima e de Portugal que chegou mais longe, à boleia da robótica. Como embaixadores da marca têm as portas abertas para estudar e trabalhar, uma oportunidade única reconhece Hugo Oliveira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.