Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Caminho de Santiago ganha obras de arte
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Caminho de Santiago ganha obras de arte

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Caminho de Santiago ganha obras de arte

Cávado

2021-07-26 às 06h00

Redacção Redacção

Benjamim Pereira enquadrou a iniciativa na estratégia de “consolidação” do Caminho Português da Costa.

Citação

Foram inauguradas, em Esposende e Antas, as peças escultóricas “Caminhante” e ‘São Tiago’, no âmbito da acção ‘Arte no Caminho’, com a qual o Município de Esposende promove o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. As criações artísticas, cuja temática assenta na questão das peregrinações (elementos como vieiras, bordões, chapéus de peregrinos, frases emblemáticas, etc.), estão expostas ao ar livre, criando espaços com arte, em locais de passagem dos peregrinos.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, enquadrou a iniciativa na estratégia de “consolidação do Caminho da Costa, através de manifestações culturais expressas em esculturas que representam o sentimento do povo, neste momento. Estas peças de arte transmitem-nos emoções, mas carregam uma forte mensagem da resiliência e da força necessárias para ultrapassar os difíceis tempos que vivemos”.

Aludindo aos números que revelam um crescimento significativo de novos habitantes no concelho de Esposende, Benjamim Pereira lembrou que “a aposta na arte é uma forma de valorizar o nosso território e atrair e fixar pessoas”.
Em Antas, junto à capela da Senhora dos Remédios, no traçado oficial do Caminho Português da Costa, foi instalada a escultura ‘São Tiago’, uma peça em granito maciço com cerca de dois metros de altura, da autoria de Cláudio Alves. Relacionando a obra, o espaço e o Peregrino, foi intenção do autor transmitir uma mensagem de coragem, fé e esperança. “É uma imagem arrojada que transmite confiança e fé para prosseguir o caminho”, afirmou Cláudio Alves. Esta peça induz uma reflexão intimista, que nos remete e transcende igualmente para a simbologia sagrada da representação escultórica.

O presidente da Junta de Antas, José Viana, destacou “a forte aposta que tem sido feita no Caminho de Santiago, sendo uma honra receber esta obra de arte na freguesia”
“Caminhante” é uma peça em aço que nos remete para o homem persistente e resiliente na sua viagem. Esta obra de arte, da autoria de Jorge Braga, é uma escultura que “representa a humanidade no seu propósito de caminho, de progresso e de crer. O Caminho molda as pessoas”, sublinhou o autor, aludindo à “humanidade peregrina do mundo e de si própria, que põe no seu existir o próprio caminho”. Pode ser vista na confluência da Avenida Valentim Ribeiro com a Rua 1.º de Dezembro, no centro de Esposende.

O presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva destacou “a importância que tem a instalação de mais uma obra de arte no espaço público”.
As duas obras de arte que impuseram ao Município um investimento de 16.359,00€, cofinanciado em 85%, no âmbito do Projecto Âncora (PA2), Identidade Cultural Minho, destinada a apoiar a valorização dos caminhos de peregrinação que atravessam o território do Minho, promovido pelo consórcio MINHO Inovação.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho