Correio do Minho

Braga,

- +
Caminho de Braga a Santiago inaugura escultura em Berán
Terras de Bouro: Instalação de sistema de filtragem na estação elevatória da Cachoeira

Caminho de Braga a Santiago inaugura escultura em Berán

Até sempre, Neno

Caminho de Braga a Santiago inaugura escultura em Berán

Braga

2021-05-07 às 16h30

Redacção Redacção

Assinalando o 2.º aniversário da homologação do Caminho da Geira e dos Arrieiros pela Igreja, decorrerá a 16 de Maio a inauguração de uma escultura em Berán e a apresentação de um livro.

No próximo dia 16 de Maio, na vila histórica de Berán, na província de Ourense (Galiza), vai realizar-se uma iniciativa sociocultural com o objectivo de assinalar o quilómetro 100 do Caminho da Geira e dos Arrieiros e a homologação, pela Igreja, deste itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.

O evento decorre na área recreativa do Campo da Capela São Roque e consiste na inauguração de uma escultura que alude à peregrinação e à comarca de ‘O Ribeiro’, da autoria e oferecida por Abdón Fernández, porta-voz da Plataforma Berán no Caminho.

Também vai ser apresentado o livro ‘Berán Histórico – Berán Vila Termal no Caminho de Santiago’, da autoria de Adolfo Luís Soto, residente na localidade.

Foi a 28 de Março de 2019 que o arcebispado de Santiago de Compostela reconheceu o Caminho da Geira e dos Arrieiros, mas a passagem do segundo aniversário da efeméride não pôde ser assinalada na data certa, porque a organização “pretendia a participação das associações portuguesas e galegas, o que não era possível devido à pandemia e ao encerramento das fronteiras”, explica Abdón Fernández, que também é presidente da associação fundadora do projecto (AJCMR).

Em comunicado, Abdón Fernández explica que o objectivo do encontro é reafirmar a presença de Berán no caminho, como um lugar de referência já que está a 100 Km de Santiago, a distância mínima a percorrer a pé para obter a Compostela”. Nota ainda que “estar no mapa do Caminho é mais um impulso socioeconómico para as populações da região”.

Todos aqueles que queiram passar o dia na terra onde nasceu este projecto estão convidados a partir nas celebrações do próximo dia 16, naquela que será também uma oportunidade para conhecer o património, cultura, história e provar a gastronomia da região.

A Plataforma Berán no Caminho está, entretanto, a planear um encontro de peregrinos para Julho, mês do Apostolo Santiago, que incluirá diversas actividades a anunciar oportunamente.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e em Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho