Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Caminho da Geira percorrido por perto de 7 mil peregrinos
Décima edição de festival Laurus Nobilis com três dias de metal em Famalicão

Caminho da Geira percorrido por perto de 7 mil peregrinos

Inaugurado Parque de Lazer de S. Romão de Neiva

Caminho da Geira percorrido por perto de 7 mil peregrinos

Braga

2025-06-15 às 06h00

Redacção Redacção

Associação revelou que o Caminho da Geira e dos Arrieiros já foi percorrido por quase sete mil peregrinos, desde a sua apresentação, e que a maioria são portugueses e partem da Sé de Braga.

Citação

A associação galega Codeseda Viva acaba de revelar que o Caminho da Geira e dos Arrieiros já foi percorrido por quase sete mil peregrinos desde a sua apresentação sendo que a maioria são portugueses e partem da Sé de Braga.
O presidente da associação, Carlos da Barreira referiu que “entre 2017 e 2025 o Caminho da Geira registou 6.847 peregrinos, com a emissão de 2.730 Compostelas” - documento que comprova a realização do itinerário. Entre estes peregrinos, “70% são portugueses, 16% espanhóis e 14% de outras nacionalidades. Só no corrente ano já se registaram 375 peregrinos, sendo que 96% começaram Portugal, 72% dos quais de Braga”, adiantou Carlos da Barreira, que falou durante a apresentação da Rapa das Bestas, um festival de interesse turístico internacional que decorre em Sabucedo, A Estrada, na Galiza.
O presidente da Câmara Municipal de A Estrada, Gonzalo Louzao Dono, sublinhou a ligação entre ambos os projectos: “O Caminho da Geira, que aqui nasce, e a ancestral Rapa das Bestas têm o seu elo em Sabucedo”. “Ambos são exemplos de convivência, tradição e identidade - um legado do passado que cuidamos no presente para lhes garantir futuro”, adiantou o autarca. O adjunto do presidente da Câmara de Braga, Pedro Soares, considerou que “o Caminho e a Rapa são uma ponte”, consolidando a aliança entre a cidade portuguesa e a Galiza.
A Rapa das Bestas, uma tradição que envolve a reunião de manadas selvagens nas montanhas e a sua descida ao curro para marcação, partilha geografia com a rota jacobeia: as terras de Sabucedo, ‘habitat’ natural dos cavalos, são atravessadas pelos peregrinos.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros estende-se por 239 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos oito anos, foi percorrido por quase sete mil peregrinos, principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outros países europeus e de nações tão diversas como Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Colômbia, EUA, Japão, México, Palestina e Uruguai.
Este itinerário foi apresentado em 2017 na Galiza e em Braga, pela Plataforma Berán no Caminho/ACJMR foi reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via mais bem preservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos raros cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho