Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Caminhar em quatro etapas até S. Bento
Biblioteca de Jardim decorre até 14 de Agosto na Avenida Central

Caminhar em quatro etapas até S. Bento

Guimarães assinala Dia Mundial dos Avós no Multiusos na próxima sexta-feira

Caminhar em quatro etapas até S. Bento

Desporto

2024-06-14 às 12h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Sucesso da prova ‘Transcávado’ levou a empresa empresa ‘Esposende 2000’ a avançar com o projecto ‘Caminhos de S. Bento da Porta Aberta. Itinerários de caminhadas vão do litoral à serra.

Citação

A empresa Esposende 2000 apresentou ontem, na Câmara Municipal de Terras de Bouro, a primeira edição de ‘Caminhos de S. Bento da Porta Aberta’, quatro caminhadas entre Junho e Outubro que ligarão o litoral minhoto e o Santuário de S. Bento da Porta Aberta. No total, são 70 quilómetros percorridos nas etapas Esposende-Barcelos, Barcelos-Braga, Braga-Amares e Amares- Terras de Bouro, seguindo um itinerário de peregrinação já sinalizado pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM) e pelos seus seis municípios associados.
A primeira caminhada está agendada para 30 de Junho, realizando-se as seguintes nos dias 14 de Julho, 6 e 20 de Outubro.
António Maranhão Peixoto, presidente da empresa ‘Esposende 2000’, revelou ontem a intenção de, numa fase posterior, alargar o projecto ‘Caminhos de S.?Bento da Porta Aberta’ aos concelhos de Montalegre, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, atendendo à relevância que aqui têm também os itinerários de peregrinação a S. Bento da Porta Aberta.
O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, destacou a valia e o carácter inovador deste programa de caminhadas aberto à participação de peregrinos ou turistas, dada a centralidade do Santuário de S. Bento da Porta Aberta no concelho.
“Estes projectos são importantes, porque os seus custos são residuais e porque abraçam também a vertente da manutenção física”, afirmou o autarca.
Segundo estimativa da Irmandade de S.?Bento da Porta Aberta, este santuário é visitado por 1,5 a 2 milhões de pessoas por ano, destacando Manuel Tibo o investimento realizado nos últimos anos na melhoria das condições de acolhimento de peregrinos e turistas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho