Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Caminha: Praias abrem época balnear amanhã
Ensino Superior do Minho tem mais vagas para o novo ano lectivo

Caminha: Praias abrem época balnear amanhã

Crianças e seniores unidos na praia

Caminha: Praias abrem época balnear amanhã

Alto Minho

2021-06-11 às 22h00

Redacção Redacção

Praias do concelho de Caminha preparadas para iniciar amanhã época balnear. Acções de limpeza, instalação de infraestruturas e medidas sanitárias em geral decorreram durante as últimas semanas.

A preparação das praias do concelho de Caminha para o início da época balnear têm vindo a decorrer nas últimas semanas. Amanhã, dia 12 de Junho, abre a época oficial nas quatro praias marítimas e Moledo acolhe a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Lagido, tem visitado as várias praias para constatar os trabalhos realizados, num ano em que o concelho volta a ter o pleno de Bandeiras Azuis (cinco), conquista quatro bandeiras Qualidade de Ouro, uma Zero Poluição, mas também oferece uma nova praia para banhos, fluvial, na freguesia de Seixas.

Às acções de limpeza mais profundas, junta-se, em cada ano, a instalação de infraestruturas, mas também em 2021, como já aconteceu há um ano atrás, procedeu-se ao reforço de medidas a vários níveis, nomeadamente
na área sanitária, que permitam uma época tranquila e segura, agora, em seis praias de excelência.

O concelho de Caminha mantém, nesta época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul da Europa em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. Conquista ainda quatro Bandeiras Qualidade Ouro, nas praias marítimas, atribuídas pela Quercus. A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição, “prémio” muito exclusivo e exigente, da associação ambientalista ZERO.

Entretanto, o Município de Caminha viu reconhecido o seu trabalho para incluir Pedras Ruivas na listagem nacional de praias de banhos. A praia fluvial, a norte do concelho, no litoral da freguesia de Seixas, é uma das praias oficiais e nela será assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear de 2021, monitorizando-se a qualidade da água e definindo-se regras relativamente à ocupação e utilização da área balnear.

Amanhã, sábado, decorre a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte, no Auditório António Pedro, pelas 11.30 horas. A sessão será presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Mestre Rita Mendes.

No dia de início da época balnear nas praias marítimas, também serão hasteadas as Bandeiras Azuis nas praias da Foz do Minho, Forte do Cão e Vila Praia de Âncora. Depois da sessão em Moledo, haverá um passeio inaugural da Ecovia Caminha – Caminho do Rio Minho – Troço Pedras Ruivas/Cais de S. Bento, em Seixas. A obra resultou de uma parceria entre o Município de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente. O ponto de encontro será no Cais de S. Bento, na Avenida da Marginal de Seixas. O passeio a pé terá a duração máxima de 15 minutos.

A época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, termina a 12 de Setembro. No caso das Azenhas, em Vilar de Mouros e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de Julho e termina a 31 de Agosto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho