A Eurorregião Galicia–Norte de Portugal une-se aos sindicatos para melhorar as condições sócio-laborais dos trabalhadores transfronteiriços
2023-09-27 às 18h02
Rui Lages, autarca local, defendeu que esta união tem contribuído para o desenvolvimento da região
Ontem, na abertura oficial do segundo dia do III Congresso Internacional Enogastronomia ‘Amar o Minho’, no Museu Municipal de Caminha, o presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, destacou as potencialidades do Alto Minho, um território pequeno, “mas tão diverso”.
O autarca apontou que “os nossos produtos endógenos, os nossos vinhos de referência, a nossa cultura gastronómica, aliada ao saber de diversas gerações, têm contribuído para o desenvolvimento da nossa região”, mas relevou que “se quisermos ser competitivos, temos de encontrar parceiros que potenciem ainda mais tudo aquilo que de melhor temos”.
Rui Lages referiu que essas parcerias devem envolver institutos politécnicos e universidades, instituições que, com o conhecimento e a ciência que geram, “devem contribuir para maximizar a sabedoria dos nossos antepassados, da nossa cultura popular”.
No arranque dos trabalhos do congresso marcaram ainda presença o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista, igualmente autarca de Melgaço.
Pensar o futuro, as novas tendências e exigências, a sustentabilidade, o produto local e de proximidade, o produto fresco e o respeito pela sazonalidade foram motivações que levaram à realização do congresso ‘Amar o Minho’, uma iniciativa que juntou especialistas nacionais e internacionais, investigadores, governantes, ‘chefs’ de cozinha e produtores na partilha de ideias e experiências, no sentido de caminhar para um futuro sustentável.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário