Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional
Atletas do Clube Náutico homenageados por promoverem a canoagem nacional

Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional

Ensino Superior do Minho tem mais vagas para o novo ano lectivo

Caminha com cinco bandeiras azuis confia em época balnear excepcional

Alto Minho

2021-06-13 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Época balnear abriu ontem em Caminha, concelho que oferece cinco praias com bandeira azul e quatro com qualidade ouro. Câmara Municipal garante que todas estáo “preparadíssimas” para receber veraneantes em segurança.

Ontem, dia em que foram hasteadas bandeiras azuis em cinco das praias do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, destacou os “resultados extraordinários” que o sector do turismo registou entre 2013 e 2019.
Na praia de Moledo, que recebeu a cerimónia oficial de hastear das bandeiras azul, de qualidade ouro e de praia para todos, o autarca apontou um crescimento de 200% dos proveitos da hotelaria naquele período, num concelho atraia mais turistas estrangeiros e em número crescente fora do período de Verão.

O presidente da Câmara Municipal recordou que, até 2013, o concelho de Caminha “estava a perder em matéria de turismo”.
Em 2013, o Instituto Nacional de Estatística (INE) registou 23 276 hóspedes e, em 2019, esse núnero subiu para 64 595, o que significa um crescimento de 178% .
No mesmo período, o número de dormidas subiu de 46 292 para 112 152.
Ainda de acordo como o INE, em 2013, 41,5% dos turistas chegavam a Caminha foram do Verão, enquanto em 2019, esse indicador foi de 51,1%.

Miguel Alves sustentou que “com o Turismo a alavancar a economia, o desemprego diminuiu 70% entre os mesmos anos de 2013 e 2019.
O autarca caminhense considerou ontem que a época balnear que agora inicia “tem tudo para ser excecional”, graças ao “trabalho continuado de sucesso nas praias”, a que se juntam “cuidados acrescidos em 2021, com mais nadadores-salvadores, mais chuveiros, mais instalações sanitárias, mais acessibilidades e mais segurança em geral”.
Segundo Miguel Alves, o concelho de Caminha tem “seis praias preparadíssimas para que a desconfiança possa ser vencida pelo desafio de um Verão à beira-mar ou rio”.

Troço do Caminho do Rio Minho até Pedras Ruivas

Foi ontem inaugurado o troço Pedras Ruivas - Cais de S. Bento, na freguesia de Seixas, da Ecovia Caminha – Caminho do Rio Minho, investimento conjunto do Município de Caminha e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, participou no passeio inaugural daquele percurso ribeirinho, no final do qual se encontra a praia fluvial de Pedras Ruivas, incluída este ano na listagem nacional de locais de banhos.
Nesta praia fluvial, a norte do concelho de Caminha, é agora assegurada a presença de nadadores-salvadores, monitorizada a qualidade da água e definidas as regras de ocupação e utilização.
À semelhança da praia fluvial das Azenhas, na freguesia de Vilar de Mouros, em Pedras Ruivas a época balnear só se inicia a 1 de Julho, terminando no dia 31 de Agosto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho