Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Câmara reduz iluminação pública para poupar na factura energética
TUB doaram 500 árvores à confraria

Câmara reduz iluminação pública para poupar na factura energética

“O futuro faz-se na cidade de Braga”

Câmara reduz iluminação pública para poupar na factura energética

Cávado

2022-12-03 às 06h00

Redacção Redacção

Plano de Poupança Energética e Eficiência Hídrica 2022 / 2023 inclui cerca de 20 medidas para poupança de energia e da água. A redução da iluminação pública de forma alternada é uma das medias propostas.

Citação

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou esta semana o Plano de Poupança Energética e Eficiência Hídrica 2022/2023. A apresentação foi feita pelo autarca Frederico Castro no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. O documento contempla 20 medidas que permitirão poupar energia e água, como a redução da iluminação pública interior e exterior. Nesse sentido, a iluminação exterior vai ser reduzida, de forma alternada, não deixando de observar as considerações relativas à segurança de pessoas e bens. A iluminação natalícia vai ter um horário mais reduzido.
A iluminação ornamental vai ser desligada a partir da 1 hora, em todos os espaços públicos, à excepção do Castelo de Lanhoso e da estátua da Maria da Fonte.
Os campos de jogos do Pontido serão iluminados apenas nos dias e horas em que forem utilizados.
A iluminação interior dos espaços camarários deve ser desligada sempre que os mesmos não estejam a ser usados, ou fora dos horários de trabalho.
Serão ainda colocadas em prática medidas relativas à climatização dos espaços públicos, à Piscina Municipal Coberta e aos vários complexos desportivos, assim como serão sensibilizados os funcionários para a utilização partilhada de transportes e para a utilização de bicicleta como meio de transporte para o trabalho.
A autarquia definiu ainda estratégias para reduzir o desperdí-cio de água. Nos jardins públicos será colocado um sistema de rega em registo manual, da utilização de sistema de rega gota a gota e sistemas de rega inteligentes.
As casa de banho vão ser equipadas com mecanismos de poupança de água nos autoclismos.
Foi ainda preparado um Manual de Boas Práticas e Poupança Energética e Hídrica. Este Manual inclui-se na medida CS1. Nele estão contidas informações e sugestões a ter em conta no dia-a-dia, pelos utilizadores de espaços municipais, escolas, edifícios desportivos e centro de saúde, passando pelo sec tor do comércio e consumidores domésticos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho