Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Câmara entrega primeiros selos de certificação da Viola Braguesa
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Câmara entrega primeiros selos de certificação da Viola Braguesa

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Câmara entrega primeiros selos de certificação da Viola Braguesa

Braga

2018-03-17 às 06h00

Redacção Redacção

Quatro unidades produtivas artesanais já receberam selos de certificação da Viola Braguesa, marcando assim a conclusão de um processo iniciado à dois anos.

Citação

O Município de Braga já procedeu à entrega dos primeiros selos de certificação da Viola Braguesa a quatro unidades produtivas artesanais, marcando o culminar do processo iniciado há dois anos.
A publicação em Diário da República concluiu o processo iniciado em 2016, com o objectivo de preservar e estimular todo o saber fazer acumulado ao longo de séculos por aqueles que produzem a viola braguesa, como explica Miguel Bandeira.
Segundo o vereador do Património, a Viola Braguesa constitui um factor de atracção e projecção do território, sendo por isso merecedor de uma garantia de qualidade.
Por razões culturais e económicas, em Braga concentra-se um vasto número de produtores de referência de instrumentos musicais. Entendemos que, no caso da Viola Braguesa, era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos, sustenta Miguel Bandeira.
Recorde-se que o processo de certificação deste instrumento musical é liderado pelo Município de Braga, sendo a Adere-Minho o organismo de certificação
A existência da Viola Braguesa, também designada de viola de Braga, surge documentada desde o século XVII e é o instrumento mais popular do Noroeste Português entre o Douro e Minho. Toca-se a solo ou no acompanhamento do canto em Rusgas, Chulas e Desafios.
Como todas as Violas Portuguesas, a Viola Braguesa pertence a um género musical exclusivamente lúdico e festivo e integra o mesmo tipo fundamental comum a todos os cordofones da família das guitarras espanholas e europeias, a que pertence.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho