Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Câmara de Famalicão vai realizar inquéritos sobre mobilidade
Concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández acolheu 52 pintores de diferentes origens

Câmara de Famalicão vai realizar inquéritos sobre mobilidade

Mar de gente assistiu à tradicional procissão dos pescadores

Câmara de Famalicão vai realizar inquéritos sobre mobilidade

Vale do Ave

2019-03-24 às 08h00

Redacção Redacção

A desenvolver um Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável na zona envolvente à Avenida de França, a Câmara de Vila Nova de Famalicão vai inquirir os famalicenses sobre o tema.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a desenvolver um Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável na zona envolvente à Avenida de França, onde existe uma grande concentração de equipamentos públicos e privados, nomeadamente estabelecimentos escolares, equipamentos desportivos (estádio, piscinas e pavilhão desportivo), o recinto da feira semanal, entre outros, rodeados por edifícios residenciais e espaços comerciais.
Neste âmbito, a partir de amanhã e até ao dia 13 de Abril, os cidadãos que residem, trabalham, estudam ou circulam nesta zona da cidade vão ser convidados a participar num inquérito de auscultação.
As entrevistas presenciais, serão realizadas por parceiros externos nomeadamente a QSP – Consultoria de Marketing e a Allen - Project Management Consulting, mediante prévio consentimento do cidadão e será realizada por entrevistadores devidamente identificados.
Refira-se que toda a informação recolhida será tratada de forma anónima e totalmente confidencial.
Ao todo, serão realizados cerca de 500 inquéritos na zona central da cidade e cerca de 100 inquéritos na zona da Escola D. Maria II.
Dada a concentração de estabelecimentos de ensino existente nestas áreas e a atual preferência da população pelo transporte individual, nas horas de entrada e de saída dos alunos, o trânsito na Avenida de França e nas ruas contíguas fica muito congestionado, algo que rapidamente se reflete num eixo central da cidade constituído pelas Avenidas 25 de Abril, Narciso Ferreira e a Rotunda Bernardino Machado, nó de confluência das ligações às vias supramunicipais mais relevantes deste concelho, a EN14 e a ER 206.
Assim, o Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável terá como principais objectivos a análise e diagnóstico das acessibilidades à zona envolvente à Avenida de França e envolvente à Escola D. Maria II;  a análise dos comportamentos da procura de tráfego da comunidade escolar e dos geradores de procura de tráfego da envolvente e ainda o desenvolvimento de soluções materiais e imateriais que contribuam para a promoção da mobilidade sustentável, gestão da procura de transporte, de uma forma ativa, no contexto escola, pretendendo-se que um maior número de alunos (e famílias) usem o modo pedonal e ciclável nas suas deslocações.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.