Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Câmara de Famalicão vai realizar inquéritos sobre mobilidade
Vital Concept é especialista em massagens terapêuticas

Câmara de Famalicão vai realizar inquéritos sobre mobilidade

Viana do Castelo vai reabilitar rede viária municipal

Vale do Ave

2019-03-24 às 08h00

Redacção

A desenvolver um Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável na zona envolvente à Avenida de França, a Câmara de Vila Nova de Famalicão vai inquirir os famalicenses sobre o tema.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a desenvolver um Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável na zona envolvente à Avenida de França, onde existe uma grande concentração de equipamentos públicos e privados, nomeadamente estabelecimentos escolares, equipamentos desportivos (estádio, piscinas e pavilhão desportivo), o recinto da feira semanal, entre outros, rodeados por edifícios residenciais e espaços comerciais.
Neste âmbito, a partir de amanhã e até ao dia 13 de Abril, os cidadãos que residem, trabalham, estudam ou circulam nesta zona da cidade vão ser convidados a participar num inquérito de auscultação.
As entrevistas presenciais, serão realizadas por parceiros externos nomeadamente a QSP – Consultoria de Marketing e a Allen - Project Management Consulting, mediante prévio consentimento do cidadão e será realizada por entrevistadores devidamente identificados.
Refira-se que toda a informação recolhida será tratada de forma anónima e totalmente confidencial.
Ao todo, serão realizados cerca de 500 inquéritos na zona central da cidade e cerca de 100 inquéritos na zona da Escola D. Maria II.
Dada a concentração de estabelecimentos de ensino existente nestas áreas e a atual preferência da população pelo transporte individual, nas horas de entrada e de saída dos alunos, o trânsito na Avenida de França e nas ruas contíguas fica muito congestionado, algo que rapidamente se reflete num eixo central da cidade constituído pelas Avenidas 25 de Abril, Narciso Ferreira e a Rotunda Bernardino Machado, nó de confluência das ligações às vias supramunicipais mais relevantes deste concelho, a EN14 e a ER 206.
Assim, o Plano de Acção para a Mobilidade Sustentável terá como principais objectivos a análise e diagnóstico das acessibilidades à zona envolvente à Avenida de França e envolvente à Escola D. Maria II;  a análise dos comportamentos da procura de tráfego da comunidade escolar e dos geradores de procura de tráfego da envolvente e ainda o desenvolvimento de soluções materiais e imateriais que contribuam para a promoção da mobilidade sustentável, gestão da procura de transporte, de uma forma ativa, no contexto escola, pretendendo-se que um maior número de alunos (e famílias) usem o modo pedonal e ciclável nas suas deslocações.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.