Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz
Ensino da contabilidade desafia professores e alunos

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz

“Braga é capital nacional da mobilidade jovem em Portugal”

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz

Vale do Ave

2019-06-16 às 16h44

Redacção Redacção

Executivo municipal cabeceirense aprovou projecto de recuperação do Forno Comunitário da Uz na última reunião de câmara.

O executivo municipal Cabeceirense aprovou, por unanimidade, na última reunião de câmara, o projecto de recuperação do Forno Comunitário da Uz, localizado na freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, tendo em vista a apresentação de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito da recuperação de aldeias.
O projecto visa a reconstrução do edifício, conferindo-lhe a resistência necessária à sua estabilidade. De salientar que os fornos comunitários são testemunhos de um passado marcado pela partilha de recursos. Tendo em vista a recuperação e reabilitação daquela Casa do Forno na aldeia da Uz, o executivo cabeceirense aprovou a celebração de um contrato de comodato com a Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, proprietária do edifício.
Ainda no âmbito do programa de recuperação de aldeias, a Câmara Municipal aprovou a celebração de um protocolo de comodato com o conselho directivo de Baldios de Gondiães que visa a recuperação do Fojo do Lobo, também na Uz.

Foi aprovada por unanimidade a proposta do Presidente da Câmara Municipal referente à Transferência de Competências para as Autarquias Locais no domínio da Educação (Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro). De acordo com a referida proposta, a edilidade Cabeceirense não pretende exercer, no ano de 2019, competências neste domínio, assunto que será apreciado pela Assembleia Municipal na próxima sessão.

Por unanimidade foi aprovada, também, nesta reunião a celebração de uma adenda ao Protocolo de Financiamento das Acções que integram o Plano de Acção para o Desenvolvimento Socioeconómico e Cultural da Bacia do Tâmega. Trata-se de uma adenda que vem estabelecer os termos e as condições dos financiamentos a conceder no ano de 2019 pela IBERDROLA com vista à execução e concretização das ações constantes do Plano de Acção.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo à Contacto Futsal Clube pela conquista do título de Campeã Distrital de Seniores e consequente subida à 2.ª Divisão Nacional de Futsal.
Com três votos a favor do PS e três abstenções do IPC, foi aprovada a Consolidação de Contas do Município referente ao ano de 2018.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.