Carlos Carvalhal: “Viemos a Leiria para levar a Taça e vamos fazer tudo para vencer”
2020-11-30 às 06h00
Concursos de edição fonográfica e banda desenhada são hoje aprovados pela Câmara Municipal de Braga. Candidaturas decorrem até final do ano.
A Câmara Municipal de Braga prepara-se para lançar a primeira edição do concurso ‘Edição Fonográfica de Música Contemporânea’, proposta do pelouro da Cultura que surge como apoio a bandas e músicos do concelho, particularmente afectados pelas medidas preventivas e restritivadas impostas no quadro de combate à pandemia de covid-19.
A iniciativa de financiamento de novas edições fonográficas, cujo regulamento deve ser aprovado hoje em reunião da vereação, enquadra-se na Estratégia Braga Cultura 2030, recentemente aprovada, pelo que terá continuidade para além do momento actual.
A vereadora da Cultura, Lídia Dias, sustenta que o concurso “procura apoiar o sector musical local num período particularmente penoso e vulnerável para os artistas e criadores do concelho de Braga” e “combater o risco de perda de agentes artísticos, como consequência do actual estado de fragilidade deste sector específico”.
As candidaturas a ‘Edição Fonográfica de Música Contemporânea’ decorrerão até 30 de Dezembro, prevendo o regula- mento do concurso o apoio a quatro projectos.
No patamar de edições fonográficas que envolvem até três músicos serão apoiados dois projectos com 2 500 euros cada, enquanto que no patamar de candidaturas envolvendo mais de três músicos, serão seleccionadas duas com um apoio de 5 000 euros cada.
O concurso agora lançado pela Câmara Municipal de Braga inspira-se num outro dinamizado pela Fundação GDA, que acaba de revelar o resultado das candidaturas à 2.ª fase do Concurso de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2020, através do qual são apoiados 26 projectos, envolvendo 138 músicos.
Os resultados do concurso promovido pela Câmara Municipal de Braga serão anunciados no próximo dia 26 de Janeiro.
Hoje também, o executivo municipal bracarense aprova o regulamento do ‘Fora da Caixa’, um concurso de banda desenhada dirigida jovens do concelho entre os 16 e os 20 anos de idade. “Nesta primeira edição, o ‘Fora da Caixa’ apresenta-se como actividade de criação de âmbito visual e literário”, refere a vereadora da Cultura, destacando a banda desenhada como técnica artística “estimulante em termos conceptuais e criativos” que cruza várias disciplinas.
Pretende-se com este concurso descobrir talentos emergentes em Braga, “possibilitando-lhes um espaço para revelar as suas produções”.
Das candidaturas propostas, subordinadas ao tema ‘A Paz’, o júri seleccionará 50 para exposição e edição, sendo premiados três trabalhos com ‘vouchers’ para compras em papelarias e livrarias do concelho de Braga aderentes.
Os trabalhos candidatos devem ser entregues até 30 de Dezembro na Casa dos Crivos. Os três premiados serão anunciados a 15 de Janeiro do próximo ano.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário