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‘Café Astória’ aposta na promoção dos produtos gastronómicos regionais
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‘Café Astória’ aposta na promoção dos produtos gastronómicos regionais

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‘Café Astória’ aposta na promoção dos produtos gastronómicos regionais

Economia

2020-09-18 às 06h00

Redacção Redacção

Chama-se ‘Café Astória’ e fica localizado num dos locais mais emblemáticos da cidade de Braga, o edifício da Arcada. A boa comida tradicional portuguesa pode ser degustada enquanto se apreciam os tectos trabalhados ou o arco romano e a parede da antiga muralha de ‘Bracara Augusta’.

Mostrar os produtos regionais aos bracarenses e visitantes, foi o que motivou o ‘Café Astória’ a participar em todas as seis edições da iniciativa ‘Verde Cool’, da Associação Comercial de Braga, sempre com petiscos diferentes.
Este ano a aposta foi para o copo de vinho verde ‘Muros Antigos’, acompanhado de ‘Alheira Crocante com Molho Agridoce’. O petisco pode ser degustado por 3,50 euros.
“A cozinha do ‘Café Astória’ baseia-se na cozinha tradicional portuguesa e, por tanto, a alheira é um produto tipicamente português que está presente na nossa ementa. Achamos que é um produto que dignifica muito a comida portuguesa. Desta forma, a alheira dá-nos uma experiência diferente de degustação”, afirmou Manuela Cruz, a sócia-gerente do Café Astória’.

Em relaçao ao vinho, Manuela Cruz avançou que se trata de “um vinho de excelência, que dignifica a nossa região”. O ‘Café Astória’ permite ainda provar vários sabores da cozinha tradicional. “Temos sugestões de carne e sugestões de peixe. Tentamos ter uma ementa ampla e que vá ao encontro das exigências dos consumidores actuais. A nossa preocupação é proporcionar uma boa experiência ao cliente”, revelou Manuela Cruz. Entre os pratos mais procurados estão o ‘Bacalhau à Braga’, a ‘Posta à Portuguesa (ou ‘Naco à Portuguesa), o ‘Bacalhau com Crosta de Castanha e Puré de Grão de Bico’, ‘o Arroz Frito com Gambas, ‘As Lulas Recheadas com Gambas’, o ‘Polvo à Lagareiro, o ‘Costeletão’, o ‘Naco com Queijo da Serra’, ou a ‘Vitela Recheada com Queijo Sheddar.
As ofertas são muitas e a ideia é convidar as pessoas para cá vir”, indicou Manuela Cruz.

Sempre de olhos postos na história testemunhada no edifício histórico da Arcada. “Aqui dentro temos uns tectos extraordinários, que muitos turistas vêm visitar. Temos também uma parede toda em pedra, um arco romano, que faz parte do património historico”, considerou Manuela Cruz.
A pandemia da Covid-19 obrigou o Café Astória’ as estar de portas fechadas durante três meses, mas a sócia-gerente Manuel Cruz assegura que “voltamos com a vontade de fazer cumprir todas as regras da Direcção Geral d Saúde”. A desinfecção do espaço é feita de forma constante, as mesas respeitam o distânciamento social. Tudo o que é colocado na mesa é desinfectado e as ementas podem ser consultadas em versão digital (QRCode). Depois do Verão à produtos que podem ser adquiridos através do ‘Take Away’.

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