Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cabeceiras e o Dia Internacional dos Museus
Câmara processa consórcio construtor do Estádio Municipal de Braga

Cabeceiras e o Dia Internacional dos Museus

Braga: Inscrições abertas para o Mercado das Flores

Vale do Ave

2018-05-16 às 20h15

Redacção

Automotora na linha férrea e comboio 'NETTA' assinalam Dia Internacional dos Museus.

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus que se celebra a 18 de Maio, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através do Museu das Terras de Basto, está a promover a realização de duas atividades no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe.

O pequeno comboio 'NETTA' e a automotora ME5 vão fazer 'as delícias' a miúdos e graúdos neste Dia Internacional dos Museus.

'NETTA' é um pequeno comboio em movimento de vapor vivo que irá transportar algumas crianças em simultâneo. A iniciativa conta com o apoio da APAC Associação Portuguesa dos Caminhos de Ferro. De referir que os mais novos experimentarão o comboio NETTA de manhã, a partir das 10h30, e à tarde, a partir das 14h45.

A automotora ME5, construída em 1948 nas Oficinas Gerais de Santa Apolónia, movida a gasolina, sai à linha, proporcionando às crianças e ao público em geral uma experiência única e muito divertida. A iniciativa acontece a partir das 15h30 da próxima sexta-feira.

Esta automotora, a par das carruagens reais e de outras máquinas a vapor compõem o espólio do Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, um museu polinucleado que integra também a Casa da Lã em Bucos e o Núcleo de Arte Sacra na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

Recorde-se que ao longo da sua existência, o Museu Terras de Basto tem vindo a dinamizar diversas ações com o intuito de sensibilizar a população em geral, mas sobretudo as crianças e jovens para a importância do museu como parceiro pedagógico.

Ao assinalar esta data, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associa-se a um conjunto de atividades que se desenvolvem tanto no país como na Europa nesta data, permitindo não só a descoberta dos museus a diferentes públicos, como também, observar uma outra luz projetada por iniciativas apelativas e criativas, envolvendo a comunidade e sensibilizando as pessoas para a importância dos museus na sociedade.

Recorde-se que os Museus, enquanto instituições culturais, apresentam hoje uma programação cada vez mais dinâmica e diversificada de que se destacam as atividades pedagógicas, tecnológicas e lúdicas, que procuram ir ao encontro, sobretudo, do público mais jovem, estabelecendo formas inovadoras de diálogo entre gerações e culturas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.