Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Cabeceiras de Basto celebra acordo com IHRU para apoiar 36 famílias que vivem em más condições habitacionais
Freguesia celebra Dia do Movimento Associativo

Cabeceiras de Basto celebra acordo com IHRU para apoiar 36 famílias que vivem em más condições habitacionais

“Espero fazer a minha melhor temporada”

Cabeceiras de Basto celebra acordo com IHRU para apoiar 36 famílias que vivem em más condições habitacionais

Vale do Ave

2022-01-27 às 16h34

Redacção Redacção

IHRU dará ainda apoio a mais 48 proprietários para reabilitação de habitações

Citação

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Cabeceiras de Basto assinaram neste mês de janeiro de 2022 um Acordo de Colaboração ao abrigo do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação que define a programação estratégica de soluções habitacionais para 36 agregados familiares.

Este acordo que vai financiar as 36 habitações envolve um investimento total superior a 3 milhões de euros, comprometendo-se o IHRU a financiar as referidas soluções no montante de 2.704.972,00 euros, dos quais 1.287.750,00 euros a título não reembolsável e 1.417.222,00 euros com recurso a empréstimo bonificado.

O Município, em função das necessidades dos agregados familiares vai, assim, implementar as seguintes soluções: reabilitação de frações ou de prédios; construção de prédios ou empreendimentos habitacionais; e aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação. O acordo tem a duração máxima de seis anos.

De acordo com o documento que espelha a Estratégia Local de Habitação de Cabeceiras de Basto, estão identificadas 84 famílias em situação de carência habitacional, correspondente a um total de 184 pessoas. Destas 84 famílias, 48 agregados têm necessidade de apoio na reabilitação das suas habitações, sendo que as restantes 36 necessitam de uma nova resposta habitacional.

No âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência foi já lançado um aviso para apresentação de candidaturas para a implementação das Estratégias Locais de Habitação aprovadas, estando a Câmara Municipal a constituir uma equipa para dar apoio aos privados identificados na ELH para apresentação das respetivas candidaturas. Note-se que em Cabeceiras de Basto prevê-se a reabilitação de 48 fogos promovidos por privados, num investimento total previsto de 4,5 milhões de euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho