Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Cabeceiras de Basto aprovou criação de Unidades Locais de Protecção Civil
Caminha repõe ruas afectas pelas intempéries

Cabeceiras de Basto aprovou criação de Unidades Locais de Protecção Civil

Forum Braga de volta às origens

Cabeceiras de Basto aprovou criação de Unidades Locais de Protecção Civil

Casos do Dia

2024-03-02 às 06h00

Redacção Redacção

Organismos vão funcionar nas freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune, Cabeceiras de Basto, Cavez e Riodouro. O objectivo é proteger pessoas e bens de incêndios e catástrofes.

Citação

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Cabeceiras de Basto aprovou ontem, por unanimidade, a criação das primeiras Unidades Locais de Protecção Civil (ULPC). As unidades vão funcionar nas freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Cabeceiras de Basto, Cavez e Riodouro. A Comissão Municipal de Protecção Civil aprovou, também por unanimidade, o Guia Técnico de Apoio à Criação de ULPC.
O documento pretende auxiliar e apoiar os presidentes das juntas de freguesia na criação e constituição de Unidades Locais de Protecção Civil dentro da sua área territorial.
As ULPC têm como principal finalidade prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe no território da freguesia, atenuar os seus efeitos, proteger, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos e bens em perigo quando aquelas situações ocorram e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas afectadas da freguesia.

Estas entidades funcionam em articulação com os Serviços Municipais de Protecção Civil e assentam em oito princípios fundamentais: prevenção, precaução, informação, prioridade, subsidiariedade, cooperação, coordenação e unidade de comando.
A reunião da Comissão Municopal de Protecção Civil foi presidida por Francisco Alves, presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, e contou com representantes da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, Polícia Municipal, Gabinete Técnico Florestal, Unidade Local de Saúde do Alto Ave, juntas de freguesia do concelho, Segurança Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e da Comissão de Protecção de Pessoas Idosas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho