Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Brincar na Filosofia chega à escola
UMinho assegura mais de 1.5 milhões em projetos de mobilidade Erasmus+

Brincar na Filosofia chega à escola

Cerveira: Forte e Estação Arqueológica de Lovelhe, Sitio de Interesse Público?

Ensino

2018-02-04 às 08h00

Redacção

Projecto do Município de Braga vai decorrer até ao final de Junho e pretende desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, raciocínio, comunicação e socialização.

O Município de Braga, através do Serviço Educativo Integrado (SEI), iniciou um projecto na área da Filosofia intitulado Oficinas do Pensar Brincar na Filosofia, que se realiza em ambiente de sala de aula. Este projecto irá decorrer até ao final Junho, com as devidas interrupções nas pausas lectivas.

Dirigido a alunos do primeiro ciclo, estas oficinas pretendem desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, a comunicação e a socialização. O projecto vai ajudar os mais novos a reflectir sobre a realidade que os rodeia, a tomar posições, a aprender a debatê-las com os outros, justificando-as, numa efectiva educação para uma cidadania plena que, deve ser estimulada desde a primeira infância.

O presente projecto pretende partir dessa curiosidade natural e com ela fomentar o diálogo sobre a relações entre o eu e o mundo, que é o mesmo que dizer entre o eu e o outro. As crianças serão chamadas a participar em todas as actividades do projecto assumindo o papel principal. Nestas oficinas, dinamizadas por Sónia Peixoto, não se pretende promover lições de filosofia, mas debater em comunidade questões e temas pertinentes para as faixas etárias envolvidas.

No arranque do projecto Oficinas do Pensar - Brincar na Filosofia estiveram envolvidas as crianças, da Escola Básica de Sequeira e da Escola Básica de Fraião.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.