Correio do Minho

Braga, terça-feira

Braval é líder a nível nacional da reciclagem per capita
José Maria Costa pede reunião de urgência à Ministra do Mar

Braval é líder a nível nacional da reciclagem per capita

Direção Regional de Educação da Madeira em Viana do Castelo para conhecer “Náutica nas Escolas”

Braga

2018-08-10 às 08h00

Paula Maia

SÃO 1200 os ecopontos que a empresa tem distribuídos por seis municípios do Baixo Cávado. Números da reciclagem têm subido de ano para ano, colocando a Braval no topo a nível nacional.

raval
| Paula Maia |

São 22 anos a contribuir para qualidade de vida ambiental. Criada em 1996, a Braval tem efectuado um trabalho meritório na valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Baixo Cávado. Em duas décadas a empresa mudou o panorama no que diz respeito à triagem, recolha selectiva e tratamento de resíduos em seis Municípios onde intervêm: Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Amares, Vieira do Minho e Vila Verde.
Foram essencialmente três os objectivos que presidiram à criação da Braval: encerramento e recuperação ambiental das lixeiras a céu aberto, construção das infra-estruturas necessárias para tratamento de resíduos sólidos, nomeadamente o aterro sanitário e a implantação da recolha selectiva através de uma rede de ecopontos.
A construção do aterro sanitário, em 1998, veio permitir o encerramento de 11 lixeiras a céu aberto existentes nestes seis concelhos e a posterior recuperação ambiental e integração paisagística desses espaços, proporcionando a melhoria da qualidade de vida das populações afectadas. “Foi um trabalho árduo encerrar as lixeiras, distribuir ecopontos pelos concelhos, alterar hábitos”, confessa Pedro Machado, director executivo da empresa. Mas, o resultado é altamente compensatório, especial- mente no que ao ambiente diz respeito. Ao longo de mais de duas décadas, a Braval enviou mais de 200 mil toneladas para a reciclagem. Um trabalho sustentando essencialmente em campanhas de sensibilização, onde os mais novos são o alvo preferencial. Futuros cidadãos interventivos, foram também os grandes responsáveis pela sensibilização das suas famílias, introduzindo novos hábitos em casa. Mas, se muito se conseguiu, muito ainda há por fazer, num caminho que tem de ser contínuo, construído dia-a-dia, onde as vontades se conjugam e as aprendizagens se acumulam.
Actualmente são 1200 os ecopontos distribuídos por seis Municípios, 800 de superfície e 400 subterrâneos. “Hoje a Braval é líder a nível nacional da reciclagem per capita. Fizemos muito em muito pouco tempo. E ainda falta fazer muito mais”, avança o director executivo da empresa, assegurando que todos os anos a se regista um aumento dos dados relativos à reciclagem. “A única excepção foi em 2015 e 2016, fruto da conjuntura económica. Como as pessoas consumiam, menos, produziam também menos resíduos”, diz.
De resto, os números espelham um trabalho persistente. “Em 2016 a recolha de vidro passou das 6 329 toneladas para 6 384. O papel passou de 6 600 para 6 800”, revela o director. Mas foi ao nível da reciclagem de embalagens onde se verificou um maior aumento. “Passamos de 2 470 toneladas para 2 680, um aumento de 8,5%”, assegura o responsável.
Os resultados do primeiro semestre de 2018 confirmam a tendência ascendente com o papel a aumentar quase 13%, as embalagens quase 11% e o vidro com um ligeiro decréscimo de 0,8%, “não significativo”, dizem os responsáveis.
Se consideramos o total de vidro, papel e embalagens, o aumento relativamente ao 1.º semestre de 2017, é de 7%.
Relativamente aos Óleos Alimentares Usados, foram recolhidos 39.465 litros, que significam um aumento de quase 10% relativamente ao primeiro semestre de 2017.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.