Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
BragaHabit cria solução inovadora
Município reclama mais competências na área da Protecção Civil

BragaHabit cria solução inovadora

Viana do Castelo: Desfile da Mordomia conta hoje com mais de 700 mordomas

BragaHabit cria solução inovadora

Braga

2022-06-29 às 10h00

Redacção Redacção

Questão dos sem-abrigo tem um novo protocolo que visa resolver os problemas existentes,com a criação de uma solução inovadora.

Citação

A Câmara Municipal de Braga aprovou em reunião de executivo municipal, na passada segunda-feira, um protocolo de colaboração com a BragaHabit - Empresa Municipal de Habitação de Braga para a criação da ‘House of Skills’, que é uma solução inovadora no âmbito do projecto ‘ROOF - Ending Homelessness’.
A solução idealizada pelas duas entidades e agora apresentada consiste na criação de uma habitação de transição para as pessoas em situação de sem- -abrigo, através de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais, em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga que actuam neste mesmo domínio.
A iniciativa realizou-se no âmbito da participação da cidade de Braga no projecto ‘ROOF - Ending Homelessness’, que conta ainda com a participação das cidades de Ghent (Bélgica), Liége (Bélgica), Timisoara (Roménia), Odense (Dinamarca), Poznan (Polónia), Glasgow (Escócia), Salónica (Grécia) e Toulouse (França).
Esta rede europeia tem como principal propósito a criação de respostas habitacionais inovadoras para procurar resolver o problema das pessoas que se encontram, actualmente, em situação de sem-abrigo.
A BragaHabit, enquanto parceira activa no contexto do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) e do próprio Projecto ROOF, vai ceder uma habitação na qual será desenvolvido um programa de alojamento sustentado no modelo de ‘Housing First’ e de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais das pessoas que forem enquadradas nesta resposta. A referida habitação será utilizada em regime de residência partilhada e destina-se a promover o acesso ao alojamento e às condições que permitam o treino e exercício de auto- nomia, com vista à progressiva e contínua integração social dos seus residentes.
De referir que, para além das respostas de apoio habitacional enquadradas no Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga, a BragaHabit tem vindo a protocolar com outros serviços e instituições de apoio, outros tipos de respostas habitacio- nais alternativas que permitam garantir um acompanhamento de grande proximidade das pessoas que se encontram actualmente em situações de grande vulnerabilidade social e também habitacional.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho