Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Braga “é um exemplo” nas políticas de protecção animal
Páscoa é sinónimo de Cabrito nos Dias à Mesa

Braga “é um exemplo” nas políticas de protecção animal

Padre Fontes recebe título de embaixador do Alto Tâmega e Barroso

Braga “é um exemplo” nas políticas de protecção animal

Braga

2023-02-03 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Município entregou ontem aos Bombeiros Voluntários de Braga um leitor de microchip animal. Na sessão, foi destacado o progresso do Município em termos de políticas de protecção animal.

Citação

Altino Bessa considera que “Braga é um exemplo a nível nacional na área da protecção animal”. O vereador falava no quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, entidade a quem o Município bracarense entregou ontem um leitor de microchip animal. Com este equipamento, os Bombeiros Voluntários vão conseguir efectuar a leitura dos microchips dos animais que socorrerem, o que lhes viabiliza a identificação dos donos.
Pedro Ribeiro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, agradeceu o equipamento e referiu que desde 2015 que esta corporação conta com um kit para socorrer animais, um equipamento oferecido à corporação “pelos amigos’ Bombeiros de Viana do Castelo.

O comandante referiu ainda que os voluntários também já receberam formação sobre a prestação de primeiros socorros a animais domésticos. O curso, que decorreu em Valongo, foi focado sobretudo nos cães e gatos. “E no último ano uma associação de Riba d’Ave esteve no quartel também a transmitir alguns conteúdos sobre o socorro animal”, avançou.
Pedro Ribeiro garantiu que apesar da corporação não poder fazer recolha e transporte de animais, por não ter viatura adaptada para o efeito, “nenhum animal fica sem socorro”.

Já o capitão António Ferreira, presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Braga, explicou que a principal dificuldade que os bombeiros encontram quando socorrem um animal é saber o que fazer após a sua estabilização. “Quando são pessoas, são transportadas pelos bombeiros para o hospital. E os animais?”, referiu, explicando que ao obter a leitura do chip os bombeiros terão acesso aos dados do dono e dessa forma será possível dar-lhe nota do estado do animal. “O socorro dos animais, para nós, funciona como o socorro para os humanos”, garantiu o presidente da Direcção, que agradeceu ao vereador Altino Bessa a disponibilização do leitor de microchip e deu-lhe “os parabéns pelo que tem feito em matéria de protecção animal.”

Presente na entrega do equipamento esteve Liliana Carvalho, médica veterinária do Município de Braga, que explicou como utilizar o leitor de microchip e agradeceu aos Bombeiros Voluntários de Braga “pelo interesse pela causa animal”.
“Todos são bem-vindos a integrar esta rede de apoio ao animal”, sublinhou a veterinária que destacou o “caminho crescente” que em matéria de protecção animal tem vindo a ser trilhado pelo Município.
A veterinária realçou que os Bombeiros Sapadores de Braga tem uma viatura adaptada para transporte animal e também esclareceu que os animais socorridos e que necessitem de outros cuidados são encaminhados para unidades clínicas que estão protocoladas.

A terminar a sessão que decorreu em ambiente informal, o vereador Altino Bessa reforçou que Braga é exemplar na protecção animal, recordando alguns investimentos que o Município tem concretizado nomeadamente nos diversos programas CED, na campanha extraordinária de apoio à esterilização de animais de companhia, assim como o trabalho realizado pelo Centro de Recolha Oficial de Braga em articulação com as associações, além da recente criação da figura do provedor dos animais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho