Correio do Minho

Braga,

- +
Braga recebe encontro europeu de áreas metropolitanas
Conselho Geral da UMinho mantém valor máximo das propinas

Braga recebe encontro europeu de áreas metropolitanas

Reabilitação do centro de saúde de Paredes de Coura a concurso por 1,3 ME

Braga recebe encontro europeu de áreas metropolitanas

Braga

2023-09-25 às 20h14

Redacção Redacção

Evento decorre de 22 a 25 de Outubro

Citação

A Cidade de Braga recebe de 22 a 25 de Outubro a conferência de Outono da METREX, uma rede de mais de 50 regiões e áreas metropolitanas da Europa, que procura partilhar soluções para os desafios que afectam as áreas urbanas e rurais. “Enquadrar as políticas de coesão metropolitana: explorar parcerias urbano-rurais” é o tema do encontro que será organizado pela CIM Cávado.

O evento foi apresentado esta Segunda-feira, 25 de Setembro, numa conferência de imprensa em formato online, que contou com as intervenções de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, de Jakub Mazur, presidente da METREX e vice-presidente da Câmara de Wroclaw, na Polónia, e de Henk Bouwman, secretário-geral da METREX.

Ricardo Rio mostrou-se satisfeito pela escolha de Braga para acolher este evento, lembrando que a Cidade e a CIM Cávado são um bom exemplo dos desafios que as áreas e regiões metropolitanas têm pela frente.

“A CIM Cávado representa um território muito rico e, simultaneamente, muito diversificado. É um território que tem um enormíssimo potencial, com recursos endógenos que importa valorizar e que tem várias oportunidades de desenvolvimento que resultam da capacidade dos agentes que aqui têm desenvolvido o seu trabalho”, referiu o Autarca, destacando ainda o trabalho que a METREX tem realizado em matéria de políticas de coesão.

A iniciativa centrar-se-á na forma como as transições exigidas pela União Europeia são concretizadas no terreno, com debates sobre o futuro da Política de Coesão para além de 2027.

A Conferência de Outono é a reunião bienal da METREX e será organizada pela CIM Cávado, a associação intermunicipal da região do Cávado, em Portugal, com o apoio de vários parceiros nacionais, incluindo o Programa Operacional NORTE 2030, a Direção Regional Cultura Norte e o Museu de Arte D. Diogo de Sousa. Arqueologia. É ainda realizado com o apoio do Pacto Rural da União Europeia.

Todas as informações sobre a conferência podem ser consultadas através do link: https://www.eurometrex.org/events/metrex-autumn-conference-2023/

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho