Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga reafirma compromisso(s) como cidade educadora
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Braga reafirma compromisso(s) como cidade educadora

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Braga reafirma compromisso(s) como cidade educadora

Braga

2020-11-30 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Braga associa-se aos 30 anos da Carta das Cidades Educadoras através da divulgação de 30 acções do município que mostram o compromisso em continuar a ser uma “cidade educadora”.

Citação

“Transformar a cidade num espaço melhor para os cidadãos”. É este o objectivo de uma “cidade educadora” aponta a vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, a propósito do Dia Internacional da Cidade Educadora que hoje se assinala.
Este ano, a efeméride fica marcada pelos 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Educadores e o Município de Braga associou-se através da divulgação, durante todo o mês de Novembro, de 30 acções desenvolvidas, no passado ou em curso, no concelho que reafirmam o compromisso com os princípios daquela Carta.

“O que quisemos mostrar ao longo dos 30 dias de Novembro é que em diferentes actos e em diferentes situações estamos a construir uma cidade educadora” explica Lídia Dias.
A responsável municipal admite que a “cidade educadora ainda está muito colada ao trabalho que se faz nas escolas, mas é importante perceber que “ela é muito mais vasta”.
Lídia Dias sublinha que todas as acções e políticas municipais podem ser vistas na perspectiva de uma cidade educadora porque ela é transversal a todas as áreas de intervenção.

Braga é um dos 84 membros da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) e, na perspectiva da vereadora da Educação e da Cultura, “é um dos projectos mais fascinantes de que Braga faz parte”.
Lídia Dias enaltece o “espírito de colaboração e de partilha” entre todas as cidades da rede que se reflecte nos diferentes momentos de trabalho, independentemente das cores políticas dos executivos municipais.
“O bem último que queremos é transformar a cidade num espaço melhor para os cidadãos” reforça a representante do município de Braga.

Lídia Dias destaca que “a rede portuguesa é muito activa e tem vindo em crescendo com cada vez mais cidades envolvidas”.
Actualmente, e fruto da pandemia de Covid-19, o trabalho decorre em formato online, mas mantém-se “o sentido de compromisso” com os princípios da Carta das Cidades Educadoras que este ano foi revista, com o contributo das diferentes redes territoriais, para dar mais enfoque a áreas como a cultura, a saúde, a componente digital, entre outras, acompanhando a evolução das próprias cidades, refere a vereadora da Educação e da Cultura de Braga.

São inúmeros os projectos e actividades que contribuem para uma cidade educadora

O momento actual de pandemia “desafia” ainda mais Braga como “cidade educadora” admite a vereadora da Educação e da Cultura do Município, Lídia Dias, assumindo que se mantém “um sentido de compromisso muito grande” com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.
Lídia Dias realça a necessidade de “pensar de outra forma para chegar às pessoas” integrando na estratégia municipal princípios como a educação inclusiva ao longo da vida, o respeito e a sustentabilidade.

“A cidade tem que continuar a ser um espaço de oportunidades para todos os cidadãos sem excluir ninguém” reforça a responsável municipal pelos pelouros da Educação e da Cultura.
A requalificação dos bairros sociais que o Município de Braga tem vindo a executar é uma forma de promover melhores condições de vida, exemplifica Lídia Dias.
Da mesma forma, com a criação de um campo de basquetebol no bairro social das Enguardas não só se promove a actividade física, como se possibilitou a melhoria do espaço público através da arte.

Outra iniciativa anual são as mini-olimpíadas que convocam alunos com necessidades específicas para participarem em diferentes jogos, ajudando à sua inclusão.
Entre as muitas iniciativas que têm vindo a ser lembradas ao longo deste mês estão o programa “Qualifica” que promove a formação e certificação de adultos, e a própria Quinta Pedagógica, que conjuga as componentes ambiental e pedagógica e ainda o convívio intergeracional, através das actividades em que junta diferentes públicos, nomeadamente crianças e idosos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho