Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga prepara geminação com a cidade chinesa de Shenyang
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Braga prepara geminação com a cidade chinesa de Shenyang

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Braga prepara geminação com  a cidade chinesa de Shenyang

Braga

2018-09-20 às 06h00

Redacção Redacção

Vice-presidente da Câmara, Firmino Marques, esteve três dias na China com o objectivo de preparar o acordo de geminação a celebrar entre Braga e Shenyang.

Citação

O vice-presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, visitou recentemente a cidade de Shenyang, situada no nordeste da China, com o objectivo de aprofundar as relações entre os dois municípios e preparar um acordo de geminação.
Em comunicado, a Câmara de Braga explica que a visita surgiu a convite do presidente do governo municipal de Shenyang, Jiang Youwei, para participar na 18.ª Conferência de Autarcas da Associação Internacional de Cidades de Inverno (World Winter Cities Association Mayors - WWCAM), que decorreu naquela cidade da província de Lianing.

Durante a visita de três dias, Firmino Marques manteve ainda contactos bilaterais com os responsáveis de Shenyang e da província de Liaoning, bem como de outras cidades presentes, como foi o caso de Clermont-Ferrand, cidade francesa geminada com Braga, ou Sapporo, que também integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria de Media Arts.
Para Firmino Marques, o encontro serviu para “reforçar a relação de confiança com os oficiais chineses para que, a breve prazo, se possa avançar ainda mais com esta cooperação e finalizar um acordo de geminação”. “É com grande satisfação que verificamos que este acordo começa já a dar frutos, tendo em conta o interesse já manifestado por parte da Universidade de Shenyang em estabelecer cooperação com a Universidade do Minho”, acrescentou Firmino Marques, citado no comunicado da autarquia.

Recorde-se que o Município de Shenyang já enviou duas delegações oficiais a Braga, sendo que na última visita, realizada no passado mês de Julho, ficou acordado que uma delegação da Universidade de Shenyang irá visitar Braga até ao final do ano para manter contactos com a Universidade do Minho e outras instituições de investigação da Cidade, como o INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia.
Durante esta visita, Firmino Marques teve ainda a oportunidade de assinar a declaração de Shenyang, que apela a um desenvolvimento sustentável das cidades.
“As cidades presentes em Shenyang demonstraram que estão empenhadas em construir ambientes urbanos mais sustentáveis e com maior qualidade de vida para os seus cidadãos e Braga está completamente em linha com as restantes parceiras”, concluiu o vice-presidente da autarquia bracarense.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho