Correio do Minho

Braga, sábado

Braga é palco de uma semana dedicada ao fado e à sua história
Município de Esposende aposta na valorização da obra de Henrique Medina

Braga é palco de uma semana dedicada ao fado e à sua história

Um dos perigos do futuro é que a política vire religião

Braga

2018-08-17 às 06h00

Isabel Vilhena

Começa hoje até ao próximo dia 25 a Semana do Fado. A iniciativa contempla sete concertos de fado e uma viagem pela história do fado numa exposição que pode ser visitada na Associação Comercial de Braga.

Afirmar a cidade de Braga no circuito do fado, criando a oportunidade de percorrer a história desta arte consagrada através dos seus poetas e letristas é o objectivo da Semana do Fado que começa hoje e decorre até ao próximo dia 25 de Agosto.
Numa organização da Acofa Bragafado Associação, em parceria como o município de Braga e o Museu do Fado, a iniciativa foi apresentada ontem aos jornalistas, na Associação Comercial de Braga, local que acolhe a exposição temática e itinerante do Museu do Fado ‘A História do fado’, com visitas guiadas e fado cantado.

“A Semana do Fado é um amadurecimento da realização do ano transato que foi um êxito comprovado, passando a integrar mais concertos de fado e uma maior diversificação de espaços com maior capacidade de acolhimento de assistência”, afirmou ontem Félix Alonso, director da Escola de Fado da ACOFA.
A Semana do Fado integra um vasto programa, composto por uma Exposição sobre a História do Fado com visitas guiadas e fado cantado, das 14.30 às 17.30 horas, na Associação Comercial de Braga.

“Através de vozes ímpares, particularmente de jovens, com reconhecimento nacional e internacional, acompanhadas por músicos de craveira internacional, o fado será o palco maior de um acontecimento único no país, elevando Braga como cidade da cultura”, anunciou Félix Alonso.
Ao todo serão sete concertos que decorrerão em diferentes palcos da cidade, cujos fadistas irão interpretar oito fados do panorama existente, alguns com poemas inéditos e próprios, maioritariamente regidos pelo fado tradicional. De salientar que dos 120 fados que vão ser interpretados, 90 são tradicionais e 30 são fado canção.

Programa
Hoje - 21.30 horas
Associação Comercial
Joana Lopes e Paulo Cangalhas

Dia 20
Livraria Centésima Página
Margarida e Jorge Gomes

Dia 21
Casa do Professor
Ana Ferreira e Pedro Martins

Dia 22
Inatel
Sorais Cardoso e Marcelo Soledad

Dia 23
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Margarida Rocha Toni Reis

Dia 24
Palácio do Raio
Liliana Macedo e Kiko

Dia 25
Avenida Central

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.