Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Braga lidera rede URBACT pela primeira vez
Adega de Monção com excelentes expectativa

Braga lidera rede URBACT pela primeira vez

Terapias Integrativas com foco no Duche Vichy: o novo curso do Politécnico de Viana do Castelo

Braga lidera rede URBACT pela primeira vez

Braga

2023-06-07 às 06h00

Redacção Redacção

Braga foi seleccionada para liderar uma rede URBACT, o que sucede pela primeira vez desde que a Comissão Europeia implementou o programa.

Citação

“Braga está comprometida em desenvolver estratégias sustentáveis e criativas que atendam às necessidades dos nossos cidadãos, enquanto promovemos a vitalidade económica e cultural da nossa cidade”. A garantia é dada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, no momento em que Braga foi seleccionada para liderar uma rede URBACT, o que sucede pela primeira vez desde que este programa europeu foi implementado pela Comissão Europeia.
“Esta rede temática irá abordar o papel da cidade de 24 horas e a sua importância para a economia local, procurando desenvolver um modelo de governança urbana capaz de responder aos desafios de uma cidade que funciona durante 24 horas”, explica o Município em nota à imprensa.
Com um orçamento de 850 mil euros, esta rede de planeamento de acção local enquadra-se na relevância que a economia do período nocturno representa para as cidades, quer pelas oportunidades que abre, quer pelos constrangimentos provocados aos governos locais.

O objectivo desta rede temática é desenvolver um plano de acção e garantir a prestação de serviços públicos de qualidade em áreas essenciais como a mobilidade, segurança ou higiene urbana no período nocturno, ao mesmo tempo que são promovidas actividades de oferta cultural, de diversão e das indústrias criativas.
Esta rede URBACT, que reúne dez cidades, tem parceiros de destaque, como três capitais europeias - Paris (França), Tallinn (Estónia) e Nicósia (Chipre) -, mas também cidades turísticas como Málaga (Espanha), Varna (Bulgária), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro) e ainda cidades emergentes no contexto da oferta cultural de qualidade, como Piraeus (Grécia) e Génova (Itália).

Foi também anunciado que Braga vai integrar uma rede URBACT sobre a implementação dos ODS, liderada pela cidade finlandesa de Espoo. O objectivo será construir um plano estratégico de acção para criar processos e ferramentas de governança adaptados localmente, utilizando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como um veículo estratégico.
Ricardo Rio refere que a participação de Braga nestas redes URBACT é “mais um testemunho do compromisso da cidade em implementar soluções inovadoras” para atender às necessidades e aspirações de cidadãos.
De acordo com o autarca, estas conquistas reflectem também a “dedicação” de Braga em enfrentar os desafios da economia local e da governança urbana de forma abrangente e inclusiva.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho