Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Braga lidera pela primeira vez uma rede europeia URBACT
SC Braga: Solidez defensiva com uma quebra na frente

Braga lidera pela primeira vez uma rede europeia URBACT

Grupo de peregrinos percorreu Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

Braga lidera pela primeira vez uma rede europeia URBACT

Braga

2023-06-06 às 15h15

Redacção Redacção

Economia local e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável na agenda

Citação

Braga foi seleccionada para liderar uma rede URBACT, o que sucede pela primeira vez desde que este programa europeu foi implementado pela Comissão Europeia.

Esta rede temática irá abordar o papel da cidade de 24 horas e a sua importância para a economia local, procurando desenvolver um modelo de governança urbana capaz de responder aos desafios de uma cidade que funciona durante 24 horas.

Com um orçamento de 850 mil euros, esta rede de planeamento de acção local enquadra-se na relevância que a economia do período nocturno representa para as cidades, quer pelas oportunidades que abre, quer pelos constrangimentos provocados aos governos locais.

O objectivo desta rede temática é desenvolver um plano de acção e garantir a prestação de serviços públicos de qualidade em áreas essenciais como a mobilidade, segurança ou higiene urbana no período nocturno, ao mesmo tempo que são promovidas actividades de oferta cultural, de diversão e das indústrias criativas.

A cidade de Braga reconhece a importância de alinhar os interesses dos residentes, dos visitantes e das entidades privadas, a fim de estabelecer uma economia nocturna vibrante e inclusiva, que torne a cidade ainda mais atraente para todos, isto num momento em que a oferta turística da cidade tem vindo a crescer.

Esta rede URBACT, que reúne dez cidades, tem parceiros de destaque, como três capitais europeias - Paris (França), Tallinn (Estónia) e Nicósia (Chipre) -, mas também cidades turísticas como Málaga (Espanha), Varna (Bulgária), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro) e ainda cidades emergentes no contexto da oferta cultural de qualidade, como Piraeus (Grécia) e Génova (Itália). A diversidade de experiências e perspectivas dessas cidades contribuirá para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e soluções eficazes para os desafios da economia local e da governança urbana.

Braga integra também rede URBACT sobre ODS

Foi também anunciado que Braga vai integrar uma rede URBACT sobre a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, liderada pela cidade finlandesa de Espoo.

Nesta rede participam ainda as cidades de Tallinn (Estónia), Valência (Espanha), Gabrovo (Bulgária), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Agius Dimitrios (Grécia) e Jablonec nad Nisou (Republica Checa). O objectivo será construir um plano estratégico de acção para criar processos e ferramentas de governança adaptados localmente, utilizando os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como um veículo estratégico.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, refere que a participação de Braga nestas redes URBACT é ´mais um testemunho do compromisso da cidade em implementar soluções inovadoras´ para atender às necessidades e aspirações de cidadãos. “Com uma reputação crescente como um polo de inovação e desenvolvimento, Braga está pronta para partilhar as suas experiências e aprender com as melhores práticas de outras cidades europeias, fortalecendo assim o seu papel como líder em questões urbanas”, refere.

De acordo com o Edil, estas conquistas reflectem também a ´dedicação´ de Braga em enfrentar os desafios da economia local e da governança urbana de forma abrangente e inclusiva.

“Braga está comprometida em desenvolver estratégias sustentáveis e criativas que atendam às necessidades dos nossos cidadãos, enquanto promovemos a vitalidade económica e cultural da nossa cidade. A oportunidade que este programa, financiado pela União Europeia, oferece a Braga para trabalhar em rede com algumas das mais importantes cidades europeias em áreas inovadoras e envolver os parceiros locais na sua concretização é fundamental para aumentar a capacidade de implementar novos projectos”, disse.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho