Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Braga integra trio de finalistas a Cidade Europeia Inovadora em Ascenção
Já abriu a biblioteca em Alvarães

Braga integra trio de finalistas a Cidade Europeia Inovadora em Ascenção

Bruno Fernandes quer usar selecção para superar momento menos bom

Braga integra trio de finalistas a Cidade Europeia Inovadora em Ascenção

Braga

2024-09-20 às 10h30

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Decisão do júri é conhecida no próximo dia 13 de Novembro.

Citação

A Comissão Europeia revelou hoje os seis finalistas do prémio Capital Europeia da Inovação de 2024 (iCapital). As seis cidades agora têm a oportunidade de se tornar a Capital Europeia da Inovação de 2024 ou a Cidade Europeia Inovadora em Ascensão de 2024.

Este marco marca uma década de celebração de cidades europeias que lideram o caminho na entrega de inovações de ponta que beneficiam diretamente seus cidadãos. Apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Horizonte Europa, o prêmio iCapital é concedido a cidades que atuam como pioneiras na alavancagem da inovação para moldar ambientes urbanos mais sustentáveis, inclusivos e resilientes.

A competição deste ano destaca cidades que tomaram medidas para remodelar suas comunidades incorporando a inovação ao tecido da vida cotidiana — desde iniciativas pioneiras de sustentabilidade até o fomento da transformação digital inclusiva. Essas cidades inovadoras não apenas transformaram suas paisagens urbanas, mas também servem como modelos para outras, demonstrando como a inovação pode ser uma ferramenta para mudança sistêmica e progresso social.

Para o júri "Braga (Portugal) desenvolveu uma gama de soluções inovadoras, desde clusters baseados em tecnologia até indústrias culturais e criativas, e estabeleceu um forte ecossistema de inovação com foco em colaboração e inclusão. Por meio de iniciativas como os programas InvestBraga e Startup Braga, a cidade catalisou o crescimento de startups e novos negócios, fomentando uma vibrante comunidade de inovação. A estratégia de visão de futuro de Braga enfatiza o desenvolvimento sustentável e o impacto social, visando posicionar a cidade como líder em inovação e empreendedorismo, ao mesmo tempo em que se envolve profundamente com a comunidade local".

Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia) são as outras duas finalistas ao prémio. Quanto ao prémio de Capital Europeia da Inovação, as três finalistas são: Espoo (Finlândia), Turim (Itália) e West Midlands (Reino Unido), concretamente um município inglês município que inclui as cidades de Birmingham, Wolverhampton e Coventry.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho