Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Braga em destaque no Portugal Smart Cities Summit
Viana alia Dia da Dança ao Aniversário do Teatro Municipal

Braga em destaque no Portugal Smart Cities Summit

Projeto Bem Envelhecer em Terras de Bouro

Nacional

2018-04-11 às 17h20

Redacção

Maior evento tecnológico do país, a decorrer na antiga FIL, aborda o futuro das cidades

Braga marca presença no Portugal Smart Cities Summit que decorre até sexta-feira no Centro de Congressos de Lisboa, na antiga FIL, com a apresentação dos projectos implementados no âmbito das Smart Cities. Este é o maior evento tecnológico do país, que reúne autarcas, empreendedores e especialistas para abordar os grandes desafios e futuro das cidades, onde o Município de Braga dá a conhecer a sua abordagem sustentável e inovadora, no que diz respeito à gestão do território, mobilidade e interacção com os cidadãos. 

As plataformas desenvolvidas para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), através da parceria tecnológica com a IBM, a Universidade do Minho e a Bosch, bem como a tecnologia das empresas incubadas na StartUp Braga, ou projectos como o Chatbot, a aplicação BragaINCOMING, e a plataforma de monitorização da actividade de recolha de lixo pela AGERE, estiveram em destaque no primeiro dia do evento, no qual Braga se afirmou como uma Cidade que promove o desenvolvimento sustentável através de elevados indicadores do desempenho dos seus serviços e da qualidade vida da população.

Durante os três dias do evento, onde se discute o destino das cidades inteligentes, Braga irá apresentar, ainda, os planos previstos para o futuro. O projecto Braga Resolve, o canal interactivo do Município, ou o projecto MYCITY Braga, são as novas soluções que brevemente estarão ao serviço dos Bracarenses.

A aplicação Braga Resolve será mais uma ferramenta à disposição dos munícipes para reportem uma ocorrência que será automaticamente localizada por gps, enviada para uma plataforma e imediatamente reportada aos respectivos serviços municipais com vista à resolução do problema reportado. Após a recepção da ocorrência, o problema é analisado e avaliada a sua prioridade de forma a ser escalonada uma intervenção. Esta tecnologia permite que o munícipe que reportou a ocorrência acompanhe de forma interactiva todo o processo, desde o primeiro contacto até à resolução do problema.

Braga integra um grupo de cidades que se compromete a monitorizar o respectivo desempenho e a fazer reflectir os resultados nas suas políticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente, referiu João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, sustentando que a participação da Autarquia Bracarense no Portugal Smart Cities Summit permite uma intensa partilha de conhecimentos sobre os mais variados sectores que comungam do conceito de cidades inteligentes.

O evento tem como objectivo agregar municípios, empresas, universidades e startups, num certame que tem, também, a sua componente de negócio.
O Portugal Smart Cities Summit apresenta-se como a montra ideal para debater o futuro das Smart Cities, em diversos sectores como a energia, TICE (tecnologias de informação, comunicação e electrónica), mobilidade, transportes, água, resíduos, ambiente e habitat.

Durante este encontro será apresentado o projecto europeu de Sharing Cities, que traz uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades, destacando-se a conferência sobre análise de dados, a Urban Analytics e dois debates com os temas A Sustentabilidade Inteligente para o Futuro da Água e a Summit da Energia.
Neste Portugal Smart Cities Summit serão apresentados cerca de 200 projectos inovadores e mostras tecnológicas, não só de grandes empresas, como também de municípios e de startups.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.