Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
“Braga é e será um dos destinos turísticos mais atractivos de Portugal e da Europa”
Nico Gaitán à espreita para fazer estreia com a camisola bracarense

“Braga é e será um dos destinos turísticos mais atractivos de Portugal e da Europa”

Cemitério Municipal de Famalicão encerra nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

“Braga é e será um dos destinos turísticos mais atractivos de Portugal e da Europa”

Braga

2020-09-28 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Presidente da Associação Comercial de Braga deixou, na 2.ª Gala do Turismo, uma mensagem de reconhecimento e esperança a todos os que continuam a trabalhar para que a oferta turística seja apelativa e segura no actual contexto de pandemia.

É num contexto de forte retracção no sector por causa da Covid-19 que a câmara municipal e a Associação Comercial de Braga (ACB) promoveram, ontem, a segunda edição da Gala do Turismo, um evento onde se reconheceu e distinguiu os projectos e iniciativas que contribuíram de forma singular para a consolidação da estratégia turística de Braga.
O Espaço Vita voltou a acolher a cerimónia onde foram atribuídos prémios às várias categorias que compõem o sector, desde o Alojamento (Hotelaria/Alojamento Local), Restaurac?a?o (Gastronomia tradicional/Novos Conceitos), Animação turística, Serviço de Apoio ao Turista, Intervenção Urbanística Inovação, Promoção e Desenvolvimento do Sector, Carreira e Personalidade do Ano.

Domingos Barbosa, presidente da ACB, destacou, no seu discurso, a importância do turismo para a e economia nacional e mundial, considerando que a realização da gala no Dia Mundial do Turismo é “uma excelente forma” de celebrar e chamar a atenção para a importância deste sector para a nossa economia e sociedade.
“Portugal foi, é e será um destino turístico de excelência. Braga é e será um destino turístico e de experiências dos mais atractivos de Portugal e da Europa”, referiu Domingos Barbosa, sublinhando ainda que o turismo é também um sector fundamental para a preservação da cultura, história e património.

O presidente da Associação Comercial de Braga deixou uma mensagem de “grande apreço, sincero reconhecimento e de esperança” para todos os que diariamente continuam a trabalhar para que a oferta turística da região seja “apelativa, diferenciadora e segura no actual contexto de pandemia”.
“O vosso papel e resiliência serão fundamentais para evitar o definhamento do tecido empresarial deste sector e, consequentemente, a destruição da oferta turística”, continuou o dirigente que defendeu, uma vez mais, a necessidade da criação de um programa específico de apoio à recuperação do turismo para evitar falências, proteger o emprego e garantir que o sector continuará a dar um contributo relevante para a retoma da economia nacional.
“As actuais medidas de apoio às empresas e emprego são insuficientes para este sector tão fortemente penalizado pela redução drástica dos fluxos turísticos a nível internacional”, disse a propósito Domingos Barbosa que quer ver criados programas específicos de apoio às actividades e sectores mais afectados pela pandemia.

Ricardo Rio: distinção dos agentes é “um acto de justiça e de gratidão”

Apesar de não ter conseguido marcar presença na gala, o presidente da câmara de Braga, uma das promotoras do evento, deixou uma mensagem aos presentes onde começou por enfatizar a importância do turismo para o desenvolvimento económico do concelho.
Ricardo Rio diz que apesar dos recursos endógenos que caracterizam a paisagem patrimonial e paisagística do concelho, Braga conseguiu nas últimas décadas, e em particular ao longo dos últimos anos, uma projecção nacional e internacional, uma qualificação da oferta, uma diversificação dos atractivos que tra- zem cada vez mais visitantes à cidade, posicionando-a como um dos destinos preferenciais a todas essas escalas.
O autarca congratula-se pelo facto de, no actual contexto de pandemia, o concelho e os seus agentes conseguirem posicionar-se como “dos mais atractivos, captando mais visitantes face a outros destinos que são nossos concorrentes habituais”, diz.

E é num período de enormes dificuldades que, segundo Ricardo Rio, se justifica valorizar todos os que têm contribuído para valorizar o turismo local, considerando que reconhecer e distinguir alguns destes agentes que mais se têm destacado para a prossecução desse objectivo é, sobretudo, “um acto de justiça e de gratidão”.
Entre três dos agraciados nesta gala, o autarca de Braga destacou três entidades: o Sporting Clube de Braga, “um extraordinário embaixador da cidade de Braga”; a Confraria do Bom Jesus, que desenvolveu “de forma exímia” um processo de candidatura a Património da Humanidade, e Bernardo Reis, “uma personalidade que, nos vários contextos, muito tem feito pela valorização e qualificação do património ao serviço dos bracarenses e a todos os que acorrem à nossa cidade e que também deu o seu contributo para a criação de uma das unidades hoteleiras mais diversificadas no nosso território”.

Ao CM, o vereador do Turismo da câmara Braga, diz que o crescimento do turismo na cidade foi, nos últimos anos, “substancialmente maior” do que em outras cidades, tendo registado em 2019, 640 mil dormidas.
Altino Bessa refere que o estatuto que o concelho goza actualmente deve-se, além do seu potencial turístico, à promoção que tem sido feita fora de portas, à qualidade e diversidade da oferta e ao investimento de que braga tem sido alvo fruto dos bons indicadores que apresenta.
O vereador sublinha que a Gala do Turismo constitui uma “homenagem àqueles que souberam interpretar a valorização da cidade, fazendo as suas apostas e investimentos, e que hoje, perante a adversidade, continuam a resistir na expectativa de que o futuro seja melhor”.

Confraria do Bom Jesus agraciada com o prémio ‘Personalidade do Ano’

A Confraria do Bom Jesus foi uma das entidades premiadas pelo júri da 2.ª Gala do Turismo que reconheceu o seu papel na candidatura do Bom?Jesus a Património Mundial, uma das grandes imagens de Braga dentro e fora de portas. O padre Mário Rodrigues, presidente da confraria, destacou o longo percurso desde 1629, reconhecendo que um dos seus feitos “mais notáveis” foi a inscrição do Bom?jesus na lista do Património Mundial da Unesco.
O responsável assume que este prémio é um incentivo importante para “promover e mobilizar a comunidade para a relevância da estância, a sua conser- vação, a sua actividade social, cultural e religiosa”.

Outro dos prémios atribuídos pelo júri foi o de ‘Personalidade do Ano’ que agraciou o empreendedorismo e altruísmo de Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga. “É um prémio que partilho com todos os que o deviam ter recebido”, disse o premiado que destacou o “trabalho notável” do pelouro do Turismo de Braga, a associação comercial e a entidade de Turismo Porto e Norte.
O Sporting Clube de Braga recebeu o Prémio ‘Promoção e Desenvolvimento do Sector’ e António Salvador, presidente da instituição, destacou o papel que o clube tem tido na promoção da imagem da cidade. “Começou por promover a cidade de uma forma regional, passou para um panorama nacional e, nos últimos 15 anos, tem estado num cariz internacional de forma permanente”, referiu.

No que diz respeito às restantes categorias, o Hotel Gallé Collection recebeu o prémio ‘Alojamento’ na subcategoria ‘Hotelaria’ e o Braga Bells Guesthouse o prémio de ‘Alojamento Local’.
Na Restauração, o restaurante Dona Júlia foi distinguido na subcategoria de ‘Gastronomia Tradicional’, enquanto que o ‘Dona Petisca’ foi galardoado na subcategoria de ‘Novos Conceitos’. O prémio de Animação Turística foi entregue ao ‘Braga Tours’e o prémio Serviço de Apoio ao Turista foi para o projecto ‘Get Bus’.
Na categoria ‘Intervenção Urbanística foi distinguido o Porta Nova Collection House.
A cooperativa Itineris recebeu o prémio ‘Inovação’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho