Correio do Minho

Braga,

- +
Braga e Reino Unido estreitam laços para potenciar parcerias
Aposta clara nos jovens com vista os nacionais

Braga e Reino Unido estreitam laços para potenciar parcerias

Festival fotográfico da vila do Gerês premiou três fotógrafos da região

Braga e Reino Unido estreitam laços para potenciar parcerias

Braga

2022-04-09 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Ricardo Rio recebeu a visita do embaixador do Reino Unido em Portugal, encontro que serviu para estreitar laços tendo em vista identificar oportunidades de parceria económica, cultural e académica.

Citação

“Apesar do Brexit, que lamento enquanto europeísta, o Reino Unido é um parceiro fundamental para Portugal e para Braga e, nesse sentido, é muito importante termos cá o embaixador para lhe dar a conhecer a nossa cidade, as nossas instituições, e para podermos, em conjunto, identificar oportunidades de parceria na área económica, na área cultural e na área académica que possamos aprofundar no futuro”.
Foi esta a mensagem transmitida pelo presidente da Câmara Municipal de Braga ao embaixador do Reino Unido, que ontem terminou uma visita de dois dias à cidade que considerou “uma das mais bonitas de Portugal”.
Chris Sainty foi recebido por Ricardo Rio nos Passos do Concelho, oportunidade também aproveitada pelo edil para se manifestar “particularmente satisfeito por Braga estar envolvida neste projecto de celebração dos 650 anos do tratado de Tagilde, um tratado que representa a amizade entre os dois países e que ainda se mantém apesar de todas as circunstâncias”.
Rio referiu ainda que este contacto foi o primeiro de vários que vão decorrer ao longo dos próximos meses, momentos em que devem ser identificadas as oportunidades de negócio de cada um dos territórios e potenciar parcerias entre as empresas dos dois países.
“Para as empresas britânicas há sempre interessante em investir e descobrir mais oportunidades de negócio em Portugal. Nesta região temos já um grande investimento e tenho esperança de poder encorajar a que seja ainda maior”, referiu Chris Sainty.
De realçar que esta visita, a Braga, do embaixador do Reino Unido estava prevista para Março, aquando da apresentação do programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica que decorreu precisamente também no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na altura com Covid-19, Chris Sainty não conseguiu marcar presença, mas questão de agora vir à cidade.
Recorde-se que a celebração dos 650 anos da aliança diplomática mais antiga e mais duradoura do mundo e que permanece em vigor decorreu em Braga, por esta cidade ser a capital do distrito onde foi assinado o primeiro tratado entre Inglaterra e Portugal a 10 de Julho de 1372, conhecido pelo Tratado de Tagilde (em Vizela), e conduziu ao Tratado de Aliança, assinado um ano depois (16 de Junho de 1373), em Londres, na Catedral de S. Paulo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho