Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
“Braga é Natal e o Natal somos todos nós”
Refeições e outros apoios sociais estão a ser delineados pelos Agrupamentos de Escolas

“Braga é Natal e o Natal somos todos nós”

Taça da Liga: Bola da final rola com sonhos de crianças

“Braga é Natal  e o Natal somos todos nós”

Braga

2020-12-05 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Lídia Brás Dias, vereadora da Cultura da Câmara de Braga, apresentou ontem o programa de animação natalícia, que dá palco à ‘prata da casa’ com concertos e espectáculos dentro de portas.

Este ano a animação natalícia da cidade será maioritariamente dentro de portas, com concertos e vários espectáculos culturais a ter lugar no Altice Forum Braga e no auditório do Centro de Juventude e à rua só sairão mesmo os grupos de percussão, que, sempre em andamento, darão o tom de alegria à época festiva. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Brás Dias, apela aos bracarenses para viverem o ‘espírito natalício’ com este programa com “mais segurança” porque “o Natal não foi cancelado! O Natal somos todos nós”.
As ruas da cidade estão engalanadas com milhares de luzes a dar um ‘colorido’ especial à época festiva, mas a Câmara Municipal mantém também o programa de animação para alegrar os bracarenses, com a oferta de várias propostas culturais para miúdos e graúdos e que, não acontecendo na rua como nos últimos anos, terão lugar em recintos fechados, onde a segurança pode ser mantida pelo distanciamento social do público, assim explicou a autarca, ontem, durante a apresentação do programa festivo deste ano.
O Altice Forum Braga vai dar palco aos espectáculos dos ‘Origem Tradicional’, à I Gala de Inverno Ent’Artes e Concerto de Ano Novo ‘Strauss & Friends’ pela Orquestra Filarmónica de Braga) e no Centro de Juventude de Braga realizam-se os Concertos de Natal e Ano Novo pela Sinfonietta de Braga, além dos espectáculos teatrais com o Teatro e Marionetas de Mandrágora, Tin.Bra - Academia de Teatro e Malad’Arte).
Haverá também uma programação especial dedicado ao público mais infantil, a decorrer no Centro de Juventude, no Museu dos Biscainhos e na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, para apoiar também as escolas e ATL e ‘aquecer’ esta quadra festiva.
A animação natalícia 2020 será protagonizada pela ‘prata da casa’, com grande parte dos grupos e associações culturais bracarenses a subir a palco, muitos pela primeira vez este ano devido aos constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19.
Há ainda um programa de animação que decorrerá no palco on-line do Município de Braga, possibilitando o usufruto da actividade cultural aos que estão em casa e que não podem sair.
Juntam-se ainda ao programa de animação exposições que estarão patentes na Casa dos Crivos (ACTUM - Convocatória Aberta de Projectos Artísticos 2020) e on-line no Facebook do Município de Braga (‘O Brinquedo e a Neve em Braga’).
“Muitos dos nossos grupos e associações culturais viram as suas actividades ficarem praticamente em suspenso devido ao contexto pandémico e esta é também uma oportunidade para muitas retomarem o trabalho com apresentações públicas e de lhes dar confiança”, frisou a vereadora da Cultura, acrescentando que o programa concebido procurou, sobretudo, “um equilíbrio” entre o que pode ser feito e a manutenção da segurança.
Os interessados em assistir aos concertos e espectáculos, que são gratuitos, têm apenas que levantar os bilhetes antecipadamente junto dos espaços onde eles decorrem. “Podemos ir aos espaços culturais porque são absolutamente seguros”, garantiu Lídia Brás Dias, apelando aos bracarenses para que usufruam deste programa, que decorre segundo as regras sanitárias ditadas pela Direcção-Geral de Saúde, bastando ao público cum- pri-las e usufrui-las.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho