Correio do Minho

Braga,

- +
Braga conta apenas 61 casos activos de Covid-19
EPATV: 27 anos de credibilidade competência e humanismo...

Braga conta apenas 61 casos activos de Covid-19

Póvoa de Lanhoso: Reactivar a economia e melhorar condições sanitárias são prioridades

Braga conta apenas 61 casos activos de Covid-19

Braga

2020-06-23 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Pandemia continua a regredir no concelho de Braga, registando-se apenas 61 casos activos. O recuperados já são 1247. Não há óbitos desde Maio.

São já apenas 61 os casos activos de Covid-19 no concelho de Braga. Na última semana foram diagnosticados apenas três novos de infecção por coronavírus, sendo que todos eles terão sido importados do sul do país.
De acordo com os dados mais recentes, que se reportam ao final do dia de sexta-feira passada, o concelho de Braga contava um total de 1381 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia. Portanto mais três do que no mesmo dia da semana anterior.
Os recuperados são já 1247, mais 108 numa semana.
Quanto a óbitos, o número mantém-se inalterado desde meados de Maio: 73.

Contas feitas, Braga conta com 61 casos activos de Covid-19, número que Ricardo Rio reconhece ser reduzido face ao cenário que o concelho já enfrentou.
O presidente da Câmara mostra-se ainda satisfeito com a diminuição de casos diagnosticados, realçando que os novos casos ocorridos na última semana “aparentemente” vieram de outras zonas do país.
A preocupação do autarca e das autoridades de saúde é agora, precisamente, a situação no Sul, em concreto em Lisboa e Vale do Tejo.
Recorde-se que estes dados são diferentes, mas mais actualizados, do que aqueles que Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulga diariamente no seu boletim epidemiológico. Ontem, por exemplo, o concelho de Braga mantinha, segundo a DGS, 1256 casos confirmados de Covid-19. A diferença estará na demora da Direcção-Geral em processar a informação.

“Não podemos dramatizar situações como aquelas”

O presidente da Câmara Municipal de Braga considera que “não podemos dramatizar” situações como aquela que aconteceu na noite de sábado para domingo, em que as autoridades dispersaram grupos de jovens que conversavam e consumiam bebidas alcoólicas no Campo das Hortas e no Largo das Carvalheiras.
“O que ali está em causa é um problema histórico de ruído, de insegurança e de higiene pública. Essa é a nossa maior preocupação”, explicou o autarca, recordando que as queixas sobre os ajuntamentos espontâneos de jovens naqueles locais não são novas.

“Esperamos que agora, com a criação do terceiro turno da Polícia Municipal, essas situações possam ser mais controladas”, referiu.
Ricardo Rio considera ainda que o que se passou na noite de sábado para domingo não foi a aglomeração de pessoas, mas sim de “pequenos grupos de jovens que, depois de abordados pelas autoridades policiais, acabaram por dispersar de forma ordeira”.

Recorde-se que a PSP de Braga interveio na madrugada de domingo para dispersar cerca de uma centena de jovens naqueles pontos da cidade.
Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia, pelas 23 horas os bares na zona histórica começam a fechar, o que terá proporcionando a concentração de cerca de uma centena de pessoas, num ajuntamento não autorizado devido aos riscos de contágio da Covid-19.
De acordo com a PSP, as pessoas acataram as indicações da polícia de forma ordeira, tendo o grupo desmobilizado sem incidentes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho