Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga com 14 novos projectos de reabilitação
Guidismo tem ambição de crescer para todos os concelhos do distrito de Braga

Braga com 14 novos projectos de reabilitação

Serviço de transportes de passageiros flexível apresentado em Reunião de Câmara de Guimarães

Braga com 14 novos projectos de reabilitação

Braga

2020-09-29 às 08h09

Paula Maia Paula Maia

Projectos estão ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, que aumentou a sua execução a nível nacional.

São 14 os projectos de reabilitação integral de edifícios e de melhoria do desempenho energético aprovados em Braga ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU). Foram ainda emitidos 41 pareceres de enquadramento.
Apesar da pandemia, o IFRRU 2020 aumentou a sua execução nos últimos meses, conseguindo chegar aos 248 contratos assinados a nível nacional, num investimento de 704 milhões de euros.
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana que tem como principais objectivos revitalizar as cidades, apoiar a revitalização física do espaço dedicado a comunidades desfavorecidas e apoiar a eficiência energética na habitação.
A nível nacional e após a reabilitação, 105 destes edifícios terão uso habitacional, sendo os restantes 129 destinados a actividades económicas e 14 a equipamentos de utilização colectiva abrangendo equipamentos culturais públicos e sociais e de apoio social bem como as residências para estudantes. Na sua maioria (186) os projectos são promovidos por empresas e os restantes por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.
Os projectos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, delineadas pelos respectivos Municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 74 os Municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020.
Com já 27 projectos concluídos, o programa IFRRU 2020 foi prorrogado até 2023 e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Lisboa do Portugal 2020 reforçou a sua dotação em 10 milhões de euros.
O IFRRU 2020, um instrumento financeiro do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, no âmbito do Portugal 2020, é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho