Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Braga Ciclável conquista Prémio da Mobilidade
Município de Celorico de Basto planta camélias pela vila

Braga Ciclável conquista Prémio da Mobilidade

União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria com investimento de 2 milhões em água e saneamento e obras variadas

Braga

2013-10-10 às 06h00

José Paulo Silva

blog braga ciclável foi distinguido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta como projecto de cidadania.

O projecto ‘Braga Ciclável’ foi distinguido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) com o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, categoria de cidadania. O júri do concurso reconheceu o papel dos promotores do blogue bragaciclavel.blogspot.pt como plataforma de informação para os utilizadores da bicicleta na cidade de Braga e como veículo de promoção dos benefícios da mobilidade sustentável.
“A grande conquista do Braga Ciclável ao longo da sua actividade é trazer para a ordem do dia a temática da mobilidade sustentável e do uso da bicicleta como meio de transporte para todos”, declararam os promotores do Prémio Mobilidade em Bicicleta que destacam o lançamento do Mapa Braga Ciclável como instrumento interactivo com informações úteis para os ciclistas e responsáveis pelo planeamento urbano.

É a segunda vez que uma instituição de Braga conquista aquele galardão. Em 2008, a Universidade do Minho viu reconhecido pela FPCUB o seu esforço na implementação do projecto de empréstimo de bicicletas BUTE, entretanto extinto.
Para Victor Domingos, mentor do projecto ‘Braga Ciclável’, “é bom ver que Braga volta a ganhar novo alento para a questão da mobilidade sustentável e para a pertinência do uso da bicicleta como meio de transporte”.

O Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta é simbólico, mas constitui um “estímulo” para o grupo de utilizadores da bicicleta que, em 2012, apresentaram à Câmara de Braga e a diversas forças políticas a ‘Proposta para a Mobilidade Sustentável’ com propostas concretas para o estímulo do uso da bicicleta, nomeadamente corredores cicláveis e zonas de parqueamento de bicicletas.
Victor Domingos acredita que Braga dispõe de condições excepcionalmente favoráveis à utilização da bicicleta como meio de transporte. Se existe já uma forte cultura da bicicleta, associada ao lazer e ao desporto, são necessários mais incentivos, no âmbito das políticas públicas, para que este meio de transporte seja mais utilizado como meio de transporte diário.
O uso da bicicleta nas deslocações pendulares no espaço urbano parece ser um fenómeno em crescendo. A sua real dimensão poderá ser apurado com inquérito que está a ser conduzido actualmente por um grupo de alunos da Universidade do Minho.
Quantos são os ciclistas urbanos em Braga, quantos poderão vir a ser e qual o motivo que leva as pessoas a não usarem ainda a bicicleta como meio de transporte são questões para as quais se procuram respostas com este estudo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.