Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Braga aproxima-se de Angola e assina acordo com a Província de Huila
Carlos Amarante mostra intensa actividade do agrupamento

Braga aproxima-se de Angola e assina acordo com a Província de Huila

Movimento da criação no feminino embala o berço na 10ª edição do GUIdance

Braga aproxima-se de Angola e assina acordo com a Província de Huila

Braga

2019-12-06 às 14h31

Redacção Redacção

Ricardo Rio, que acolheu a delegação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, manifestou a sua satisfação por receber em Braga esta comitiva, mas, sobretudo, pela assinatura deste protocolo “pois é um passo importante para aproximar as duas regiões e iniciarmos uma cooperação profícua”.

O Município de Braga assinou um protocolo de cooperação com a Província de Huila, no sentido de aproximar esta região angolana da Autarquia portuguesa. A assinatura teve lugar durante a visita que esta comitiva efectuou a Braga.
Ricardo Rio, que acolheu a delegação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, manifestou a sua satisfação por receber em Braga esta comitiva, mas, sobretudo, pela assinatura deste protocolo “pois é um passo importante para aproximar as duas regiões e iniciarmos uma cooperação profícua”. A Província de Huila nomeou ainda uma representante que vive em Braga, Carla Gaspar, para ser a interlocutora nesta relação que se pretende que culmine posteriormente com um acordo de geminação com Lubango, capital de província. O presidente da Câmara Municipal de Braga realçou que é muito importante que haja em Portugal um ponto de contacto com a província angolana, pois isso facilitará o desenvolvimento de projectos concretos.
A delegação, que era composta por representantes políticos e empresários, foi liderada por Eliseu Gaspar, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação Empresarial da CPLP, que informou Ricardo Rio que vão estudar a possibilidade de participar já na próxima edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, uma vez que a indústria agro-alimentar é um dos principais sectores económicos desta região angolana.  Ficou também o repto por parte dos responsáveis angolanos para os empresários Bracarenses investirem mais em Angola, nomeadamente no desenvolvimento das infra-estruturas públicas, uma das prioridades de todas as regiões angolanas.
A Startup Braga foi um dos pontos de paragem desta comitiva, onde ficaram a conhecer o que tem sido feito na área do empreendedorismo e inovação, tendo sido um dos motivos que suscitaram mais interesse por parte dos responsáveis angolanos, pois estão a desenvolver esforços para criar uma estrutura semelhante em Lubango. Luís Rodrigues, responsável da Startup Braga que acompanhou a visita, demonstrou toda a disponibilidade em colaborar na concretização deste projecto.
O desejo de participar na próxima AGRO surgiu durante a visita ao Altice Forum Braga, onde ficaram a conhecer este espaço, acompanhados pelo responsável das Feiras, Congressos e Eventos da Invest Braga. A comitiva visitou ainda o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde conheceram a tecnologia de ponta que se faz em Braga, com especial incidência sobre o sector alimentar, foco do sector empresarial angolano presente.
Esta visita aconteceu por ocasião da participação desta comitiva na segunda edição da Conferência Económica do Mercado da CPLP, que decorreu no dia 3 de Dezembro, no Porto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.