Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Braga acolheu primeiro encontro nacional de Conselhos de Juventude
SC Braga: “Palavra de ordem é reagir”

Braga acolheu primeiro encontro nacional de Conselhos de Juventude

Abertura do Ano Escolar na Póvoa de Lanhoso com Novas Dinâmicas de Sucesso

Braga acolheu primeiro encontro nacional de Conselhos de Juventude

Braga

2021-04-26 às 08h03

Redacção Redacção

Mais de 400 jovens participaram nesta iniciativa organizada pelos municípios de Braga e Porto, em formato digital. Participantes criaram bolsa de projectos para transformar ideias em boas práticas.

Citação

Mais de 400 jovens participaram no I Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude que se realizou a partir de Braga, em formato digital, na última sexta-feira e sábado. A iniciativa resultou da parceria entre os Municípios de Braga e do Porto, o Conselho Nacional da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis e o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Durante dois dias, jovens, decisores e técnicos trabalharam no sentido de desenvolver a ‘Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude’ e a ‘Bolsa de projectos para transformar ideias em boas práticas’. Tudo com o objectivo de reforçar a participação jovem nos processos de decisão a nível local.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, o encontro constitui uma “nova etapa” para os Conselhos Municipais de Juventude e um “novo ciclo de politicas locais, que servirão de base para a agenda politica nacional, e internacional”.
“É imperativo que o poder público valorize a participação dos jovens na construção da sua comunidade, ajudando a prepará-los para lidar com problemas específicos em áreas como a educação, a saúde ou o emprego”, referiu Sameiro Araújo, lembrando também a necessidade de envolver os jovens nos processos de tomada de decisão.

Os Conselhos Municipais de Juventude são uma competência dos Municípios. Representam órgãos consultivos que promovem a participação jovem e o envolvimento de organizações de juventude na definição das políticas de juventude locais, pelo que importa que jovens e municípios tenham uma voz activa na sua modelação e aperfeiçoamento.
Em Portugal, embora a Lei 8/2009 determine a obrigatoriedade dos Conselhos Municipais de Juventude, 31.5% dos municípios que responderam ao estudo do Observatório Permanente da Juventude referiu que não têm o Conselho Municipal de Juventude a funcionar.
Braga e Porto têm os dois maiores Conselhos Municipais de Juventude do país, com 124 e 115 organizações-membro, respectivamente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho