Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Braga acolhe primeira eliminatória com mais de 1500 participantes
Viana do Castelo assinala 763 anos do Foral Afonsino com homenagem a funcionários municipais com 40 anos de serviço

Braga acolhe primeira eliminatória com mais de 1500 participantes

Dia da Cidade celebra-se com com sessão solene na Casa das Artes

Braga acolhe primeira eliminatória com mais de 1500 participantes

Braga

2021-05-18 às 08h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro - Centurium volta a realizar-se em formato online. Com mais de cinco mil participantes envolvidos, o torneio contará com as fases de apuramento por municípios e a final realiza-se entre 7 e 10 de Julho.

Dos cerca de três mil alunos envolvidos, chegaram à primeira eliminatória do XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro - Centurium, que começa hoje e se prolonga até o próximo sábado, mais de 1500 alunos. Com a presença de alunos e professores de 23 escolas de sete agrupamentos do concelho, o mentor do Centurium “nunca” pensou que o torneio, inserido na Braga Romana, tivesse tanta longevidade e o programa educativo fosse tão longe. “É uma enorme alegria abraçar todos estes desafios. Sinto tudo isto como uma missão e com uma responsabilidade muito grande de fazer a gestão de todo o projecto”, confidenciou Paulo Morais, admitindo que depois de replicar o programa educativo no território nacional e internacional, agora a preocupação “é manter a qualidade do produto pedagógico que é gerado”.
A final do XII Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro - Centurium realiza-se de 7 a 9 de Julho para as escolas e no dia 10 de Julho para as famílias (ver caixa ao lado). Com o replicar do “bom exemplo” de Braga, este ano o torneio chega também a Gondomar, a Vila Real e ao Porto. “O torneio volta a realizar-se em formato on-line e como são mais de cinco mil participantes tivemos que programar uma fase de apuramento por municípios para depois se fazer a fase final”, justificou Paulo Morais, destacando ainda os torneios entre famílias e entre instituições de apoio à deficiência.
“De ano para ano começamos a dar resposta à motivação das crianças e dos professores, sendo solução para o sucesso educativo. Se algum dia pensei chegar aqui? Nunca pensei ter uma longevidade tão grande e também nunca me passou pela cabeça ter a quantidade de professores que validam o Centurium como instrumento eficaz na promoção do sucesso educativo”, confessou Paulo Morais, sublinhando o facto de toda a estrutura estar “muito motivada” com os efeitos que o programa educativo tem nas crianças. “O mérito do trabalho está nos professores que abraçam esta dinâmica e distribuem o método pelos mais novos e depois somos inspirados pela forma como criam, recriam, transportam, geram apego e vestem a camisola”, aplaudiu.
A vantagem do torneio se realizar, tal como já aconteceu o ano passado, em formato on-line traz vantagens. “Desta forma podemos dispersar estes números por mais dias e é possível fazer uma boa gestão”, assegurou o também professor de Matemática.
Hoje, o dia é dedicado à inclusão. Depois da sessão de abertura, são as instituições de apoio à deficiência que jogam da parte da manhã, estando a tarde dedicada aos alunos de necessidades especiais. Amanhã é dia do jogo Seega para todos os ciclos e professores, na quinta-feira joga-se o soldado para todos os escalões e na sexta-feira o torneio é dedicado ao jogo do Moinho. O sábado, último dia da eliminatória de Braga, é direccionado para o torneio das famílias, estando inscritas cerca de 20.
A arbitragem conta com o “grande apoio” de alunos e professores da Escola Profissional de Braga, dando “continuidade à história do Centurium”, bem como da equipa do Centurium Elite, que se voluntariou mais uma vez para apoiar.
O torneio é transmitido na página do Facebook e no canal do Youtube do Centurium.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho