Manchester United quer pescar na ‘cantera’ minhota
2025-02-15 às 06h00
Acção foi organizada pela Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso e teve como finalidade sensibilizar as crianças para os cuidados a ter com o uso do fogo.
Cerca de 45 crianças da Escola EB1 de Real ficaram a conhecer ontem o trabalho realizado pelos Bombeiros Sapadores de Braga no combate aos incêndios.
A acção organizada pela Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso, pretendeu dar a conhecer os perigos do fogo e os cuidados a ter com o mesmo, além do funcionamento do veículo urbano de combate a incêndios da corporação.
“Como associação, tentamos fomentar o civismo e a cidadania entre as nossas crianças e os adultos, entre os moradores. Esta actividade serviu para ensinar o que é a profissão de bombeiro e quais são os perigos a que estamos expostos. Não devemos entrar em pânico quando vemos um fogo e esses meninos vão contar aos pais como é que se faz”, disse Adolfo Reis, presidente da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso.
A actividade tem merecido o interesse da comunidade escolar, especialmente dos professores.
“Eles começam a falar abertamente do fogo, coisa que não acontecia. O fogo parece uma coisa distante mas ele está na nossa vida. Temos de ensinar às crianças que o fogo pode acontecer e nessas alturas temos que saber o que podemos fazer. As escolas têm ajudado nisso”, acrescentou Adolfo Reis.
Actividade semelhante foi realizada no Centro Escolar de S. Frutuoso.
A coordenadora da Escola EB1 de Real, a professora Isabel Almendra, destacou que a acção foi uma mais valia para os alunos do quarto ano de escolaridade. “Por mais que nós abordemos estes temas na sala de aula, uma coisa é ver estes profissionais a desenvolverem estas temáticas. Eles [os alunos] assim podem sentir um pouco o trabalho dos Bombeiros”, disse Isabel Almendra.
O assunto é debatido na escola no âmbito da área da Cidadania e causa forte impacto no seio familiar de cada aluno e aluna.
“Principalmente quando há mais acção, os alunos comunicam aos pais e fazem a ponte. Eles levam para casa o que aprendem aqui e os pais começam a fazer. A prática toca-lhes muito mais”, afirmou Isabel Almendra.
Os Bombeiros Sapadores de Braga fizeram deslocar para a escola EB1 de Real uma viatura de combate a incêndios com dois operacionais.
Os alunos mostraram particular interesse pelos fatos usados pelos bombeiros no combate a incêndios urbanos, industriais e rurais e pelo funcionamento dos vários equipamentos da viatura dos Bombeiros Sapadores de Braga.
28 Março 2025
28 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário