Alteração ao PDM de Esposende para incorporar normas da Orla Costeira em consulta pública
2025-06-13 às 17h12
ARCA e Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte ficaram no segundo e terceiro lugares, respetivamente
Foi a icónica obra de Camilo Castelo Branco - “Amor de Perdição” - que inspirou a marcha da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, a grande vencedora da edição de 2025 das Marchas Antoninas de Famalicão.
Os 145 marchantes dos Bombeiros Famalicenses conquistaram o júri do desfile, que este ano comemorou o bicentenário de nascimento do romancista Camilo Castelo Branco. Com um total de 156 pontos, a marcha arrecadou ainda os prémios de “Melhor Coreografia”, “Melhores Arcos” e “Melhor Música”.
Em segundo lugar ficou a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, com 149 pontos. Em terceiro lugar ficou a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte, com 126 pontos, conquistando ainda o prémio de "Melhor Letra" e “Melhor Guarda-Roupa”.
O prémio de “Marcha Mais Popular” foi atribuído à marcha da Associação Coração Vale São Cosme.
No final da noite, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, traçou um balanço muito positivo de mais uma noite de Marchas, agradecendo às 9 associações participantes e aos mais de 1000 marchantes que este ano marcaram presença no desfile “por todo o entusiasmo e dedicação que colocaram ao longo dos últimos meses neste momento que é o ponto alto das nossas Festas Antoninas”.
“Vivemos uma noite fantástica, muito entusiasmante e que puxou pelo orgulho dos famalicenses. Temos de facto muitos motivos para estarmos todos orgulhosos das nossas Marchas e das nossas Festas Antoninas”, acrescentou.
O entusiamo do público encheu as ruas do centro da cidade e dos Paços do Concelho e trouxe ainda mais brilho aquele que é o ponto alto das Festas Antoninas de Famalicão.
O júri das marchas foi composto por um grupo de personalidades independentes e qualificadas, com experiência na avaliação dos diferentes critérios que estiveram em análise.
Refira-se que as Festas Antoninas terminam esta sexta-feira, 13 de junho, com o dia dedicado às festividades religiosas em honra de Santo António, feriado municipal em Famalicão. Primeiro com a Missa Solene e a distribuição do Pão de Santo António, a partir das 10h30, e depois com a Procissão Solene, a partir das 17h00. À noite, nota para o grande espetáculo de encerramento, com o concerto de Nuno Ribeiro, a partir das 22h00, no Parque da Devesa (junto ao lago) e com uma sessão de fogo de artificio também na Devesa.
Resultados Finais Marchas Antoninas 2025
1. Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses (156 pontos)
2. Associação Recreativa e Cultural de Antas (149 pontos)
3. Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte (126 pontos)
4. LACS, Associação Cultural São Salvador da Lagoa (123 pontos)
5. Associação Unidos de Avidos (117 pontos)
6. Associação Cultural Recreativa São Pedro de Riba D’Ave (117 pontos)
7. Associação Coração Vale S. Cosme (100 pontos)
8. Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe (98 pontos)
9. Associação Sentir a Terra (UF Gondifelos, Outiz e Cavalões) (76 pontos)
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário