Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bombeiros famalicenses com mais capacidade de resposta
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Bombeiros famalicenses com mais capacidade de resposta

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Bombeiros famalicenses com mais capacidade de resposta

Vale do Ave

2022-05-20 às 16h16

Redacção Redacção

Corporações de bombeiros do concelho passam a ter duas Equipas de Intervenção Permanente

Citação

As três corporações de bombeiros do concelho de Vila Nova de Famalicão – Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros Voluntários de Riba de Ave – vão passar a ter mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), aumentando assim a sua capacidade para acorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

A proposta para a celebração do protocolo entre a autarquia, as três corporações e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para a constituição de uma segunda EIP em cada uma das corporações foi aprovada na reunião desta quinta-feira do executivo municipal.

Até agora, o apoio financeiro atribuído pela autarquia para o funcionamento das EIP, criadas em 2009, rondava o montante máximo de 105 mil euros anuais. Com a constituição destas três novas equipas, o apoio do município duplica, podendo ir agora até ao montante máximo de quase 210 mil euros anuais.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão afirmou ontem que a autarquia “deve estar sempre disponível para ir mais longe no que toca à segurança e proteção dos famalicenses”. Mário Passos esclareceu que estas novas equipas “vão reforçar o trabalho efetuado pelas EIP já existentes” e que “o território está agora mais e melhor apetrechado de meios para o socorro à população”.

Refira-se que as Equipas de Intervenção Permanente asseguram o cumprimento das missões que, no âmbito do sistema de Proteção Civil, estão cometidas aos corpos de bombeiros, garantindo em permanência o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidentes graves, entre outras funções.

Para além dos apoios atribuídos às EIP, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem uma política intensiva de apoio às suas corporações de Bombeiros, atribuindo um subsídio anual, traduzidos em prestações mensais, de 90 mil euros a cada uma das três corporações e de 42 mil euros ao Núcleo da Cruz Vermelha de Ribeirão, num esforço financeiro fundamental para assegurar respostas de socorro eficazes, permanentes e céleres junto das populações.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho