Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bom Jesus é subida quase obrigatória para os turistas que visitam Braga
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Bom Jesus é subida quase obrigatória para os turistas que visitam Braga

Cónegos madrugadores levam a vitória

Bom Jesus é subida quase obrigatória para os turistas que visitam Braga

Braga

2018-08-13 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

De férias ou de passeio de fim-de-semana, são muitos os que aproveitam para visitar Braga onde o Bom Jesus do Monte é paragem obrigatória para assistir à missa, visitar ou simplesmente relaxar.

Citação

A estância do Bom Jesus é pa-ragem obrigatória para quem visita Braga, de férias ou simplesmente em passeio de fim-de-semana. E se subir os 573 degraus desde o pórtico é opção para muitos, há aqueles que optam por fazer a subida no funicular que há 136 anos vence os mais de 100 metros de encosta até ao santuário candidato a Património da Humanidade.
Para José Dinis, de Amarante, mas emigrante em França há 30 anos, é como se fosse a primeira vez em Braga, porque já cá esteve há tantos anos que está tudo mudado. Desta vez, aproveitou as férias de Verão para mostrar outro ponto do país à filha Tatiana e ao neto Leo.

A filha Tatiana fez questão de subir os escadórios.
Acompanhado pela esposa, Cidália Dinis, passou o dia de ontem em Braga onde, além do Bom Jesus, visitou o centro da cidade para almoçar.
“Sempre que vimos de férias a Portugal - o que acontece duas vezes por ano - tentamos ir a sítios diferentes” revela José Dinis.
Também de férias em Portugal e de passagem por Braga, estiveram Manoel, Carmen, Ana e David, espanhóis de Barcelona que a partir de Vila do Conde, onde estão alojados, têm aproveitado para conhecer vários pontos do norte do país.

Carmen e Manoel já estiveram em Portugal uma vez, mas ele ficou-se pelo sul e ela ainda era pequena, por isso, decidiram regressar agora em família.
Um ‘tour’ de tuk-tuk foi a opção desta família para conhecer o centro histórico de Braga antes de subirem ao Bom Jesus onde se aventuraram pelos escadórios.
Muitos foram os que preferiram ‘esbater’ a subida à boleia do funicular que ontem não parou, garantiu ao ‘Correio do Minho’, o Sr. Sebastião, o guarda-freios mais antigo do ‘ascensor’ que há 136 anos vence a encosta do Bom Jesus do Monte e que mantém o sistema de funcionamento - movido a água - e a arquitectura.

Três amigas à boleia do comboio do conhecimento

Foi o estudo que trouxe Maria Rodrigues, Catarina Salvador e Beatriz Lourenço à cidade de Brag no roteiro do ‘comboio do conhecimento’ que a CP promove, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, que premiou com um intrarail gratuito pelo país os estudantes do ensino superior quee terminaram o 1.º ano de ciclo de estudos com aproveitamento.
As três jovens, oriundas de Santarém e de Almeirim, estudantes de áreas diferentes, chegaram a Braga no sábado e ontem levantaram-se cedo para assistir à missa das 8.30 horas na Sé Catedral.
Maria e Beatriz ja tinham estado em Braga, mas para Catarina foi a primeira vez. As três apreciaram a visita às várias igrejas e até fazem a comparação com Santarém, onde também existem muitas igrejas, embora de estilo diferente.
“Nota-se que é uma cidade com história, muito antiga” realça Maria Rodrigues que realça o Jardim de Santa Bárbara e o Arco da Porta Nova como pontos de que mais gostou.
Já Catarina Salvador fixou-se nas igrejas, sobretudo na dos Congregados.
As três amigas subiram a pé os escadórios para conhecerem os recantos da estância turística.
Depois do Bom Jesus e do almoço ainda em Braga, as três jovens seguiram para Viana do Castelo, com previsão de paragens em Vila Nova de Cerveira e Valença, sempre à boleia do ‘comboio do conhecimento’, que lhes permite conhecer Portugal.

Emigrantes de férias (re)descobrem o país

Nuno Reis, emigrado em França há cerca de 20 anos, também procura conhecer um pouco mais de Portugal sempre que regressa à terra natal - Macedo de Cavaleiros. As férias deste ano trouxeram-no a Braga com vontade de conhecer e mostrar aos três filhos o Bom Jesus e o Sameiro.
Nuno Reis, cujos três filhos já nasceram em França, admite que já conhece mais de França do que do seu país natal, por isso, aproveita as férias.
Alexandre Pires e a esposa, Maria Isabel, também são emigrantes. Oriundos de Moure, Vila Verde, aproveitaram o fim-de-semana para mostrar o Bom Jesus ao filho e à namorada, que é francesa, incluindo uma viagem no funicular, e para assistir ao jogo do Sporting Clube de Braga.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho